A partir da tendência de crescimento no consumo de produtos de baixas calorias, a Coca-Cola Brasil lançou, semana passada, sua primeira campanha com foco em seu portfólio light.
A ação abrange os oito produtos da linha, entre refrigerantes e chás gelados. O comercial, intitulado “Skater”, busca mostrar a diversidade de bebidas de baixas calorias oferecidas pela Coca-Cola e reforçar a preocupação da empresa em atender consumidores que possuem diferentes preferências com relação ao sabor, estilos de vida específicos e consumo em ocasiões diversas.
A McCann-Erickson desenvolveu a campanha de mídia impressa e os materiais para ponto-de-venda, além de ter adaptado e finalizado comercial de TV produzido em São Paulo. O slogan “Calorias de menos. Sabor de mais”, permeia a ação.
O Brasil é o primeiro País da América Latina em que a estratégia de anunciar o portfólio de produtos light de maneira integrada está sendo aplicada. O projeto será implementado nos demais países latino-americanos.
A diretora de marketing da Coca-Cola Brasil, Mônica Horcades, salienta que o filme comunica a atitude light de quem aproveita cada momento
da sua vida, mesmo na corrida rotina da vida urbana.
Filme
O comercial tem como cenário uma cidade grande, num dia ensolarado. Aparentemente levado pelo mesmo ritmo intenso da multidão que trafega pelas ruas, um homem de aproximadamente 30 anos pára em frente a uma vending machine de Coca-Cola Light e pega uma garrafa. Depois de saboreá-la, o jovem sai de lá não mais no mesmo ritmo da multidão. Ele começa a se mover como se uma almofada de ar sob seu corpo o deixasse sem peso e as pessoas ficam admiradas com o personagem, que desliza pelo asfalto.
Quando o jovem dá o último gole na Coca Light, ele pára repentinamente. Seus pés não deslizam mais, seu corpo é arremessado para frente e ele volta à posição ereta original. O filme foi criado pela francesa Publicis Conseil, com direção de criação de Daniel Fohr e Antoine Barthuel, criação de David Ariyel e Nicolas Schmitt. A adaptação para o Brasil ficou por conta da McCann, com produção da O2 Filmes. O diretor da adaptação foi Renato Rossi.
Mercado crescente
A aposta da Coca-Cola na linha de baixas calorias acontece num momento em que o mercado diet e light está em expansão. Em faturamento, o setor cresceu 35% nos últimos dois anos e atingiu 12% de participação em 2004 em categorias como refrigerante, leite, iogurte e pão. Os dados são do Instituto Nielsen.
A Coca-Cola Light foi lançada em 1997. Em setembro de 2003, a família aumentou com o lançamento da Light Lemon, que representa 15% do volume da marca.