A nova campanha da Brahma é uma homenagem a torcedores reais e suas histórias. Criada pela Africa, a comunicação “Não é só Futebol” celebra o que existe além das quatro linhas, reforça a ligação da marca com o esporte e a paixão que ele desperta nos torcedores brasileiros.
A campanha é uma coletânea de vídeos reais que mostram por que “o futebol não é só futebol”, mas um conjunto de momentos memoráveis, com histórias de amizade, respeito, alegria e paixão.
Patrocinadora de 21 times brasileiros, todos representados no filme de estreia, a Brahma mostra registros históricos como a homenagem de Grêmio e Atlético Mineiro à Chapecoense em 2016, a relação dos irmãos gêmeos que torcem para times rivais, e o trabalho em conjunto de guias-intérpretes que ajudaram um amigo com deficiência visual e auditiva, Carlos Junior. O filme também conta com a de Noemia, uma avó torcedora do Internacional que, desde 1967, mora nos arredores do estádio Beira Rio, e é presença constante nos jogos do Colorado.
“A relação dos torcedores com seus clubes vai além do futebol. É uma paixão que transcende o esporte. E Brahma, que sempre teve uma longa ligação com o futebol brasileiro, faz essa homenagem ao motivo maior da grandeza do futebol no Brasil: seus torcedores”, afirma Pedro Adamy, diretor de marketing da cervejaria.
Neste ano, a marca também ampliou sua atuação no futebol e criou o Clube Nº1, plataforma para torcedores dos clubes parceiros de vivenciarem experiências com seus times do coração.
Além do filme com veiculação na TV aberta e fechada, a comunicação tem uma série para as redes sociais. Serão 11 episódios sobre experiências de torcedores do Grêmio, Internacional, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Flamengo, Santos, São Paulo, Bahia, Vitória, Palmeiras, Fluminense, Botafogo e Vasco.
“Criamos essa campanha para mostrar o poder do futebol. Não é só o que acontece dentro das quatro linhas do campo, mas sobre como as pessoas se relacionam com esse mundo. É sobre viver e criar histórias maravilhosas que, no fim, acabam se tornando os momentos mais importantes e que ficam guardados para sempre”, comenta Matias Menendez, ECD da Africa.
FICHA TÉCNICA
Campanha: Futebol
Título: Mais que um jogo
Agência: Africa
Anunciante: AmBev
Produto: Brahma
CCO: Sergio Gordilho
Diretor Executivo de Criação: Matias Menendez
Diretores de Criação: Mateus Coelho / Mihail Aleksandrov
Criação: Nicholas Bergantin / Maso Heck / Raphael Santos
Insights – Inovação e pesquisa criativa: Eduardo Berardinelli / Marina Salles / Asaph Luccas / Lídia Thays / João Pacca
Produção/agência: Rodrigo Ferrari / Renata Sayão / Eduardo Machado
Atendimento: Carolina Boccia/ Heloisa Pupim / Rafael Nogueira / Natalia Pacheco / Vivianne Santos
Mídia: Luiz Fernando Vieira / Rodrigo Famelli / Antonio Arbex / Bruna Morano / Leonardo Araujo
Planejamento: Rodrigo Maroni / Jose Lucas Brolio de Paula / Wes Gagliano / André Pinheiro / Alexandre Dória
Produtora de Imagem: PBA Cinema
Direção: Santi Dulce
Direção executiva: Mayra Gama
Produção executiva: Nivio Alves de Souza / Fernando Fanucchi
Gerente de projeto: Gabriela Fernandes / Natalia Pinheiro
Atendimento Pós: Diulle Sorrentino
Direção de produção: Davis Fabri
Diretor de Fotografia: Pepe Mendes
Coordenação de Pós: Mario Ubirajara
Finalizadora: Warriors VFX
Supervisor de Efeitos: Daniel Soci Severino
Montador: Alberto Cardoso da Silva Chaves
Finalizador: Renan Chagas
Correção de Cor: Bleach
Colorista: Serginho Pasqualino
Produtora de Áudio: Satelite
Direção musical: Roberto Coelho e Kito Siqueira
Produção: Equipe Satelite
Atendimento: Renata Costa
Coordenação: Ana Cordeiro e Marina Tardelli
Cliente: Ricardo Dias / Pedro Adamy / Helena Isaac / Mariana Vergueiro / Rodolfo Carvalho