Faz apenas cinco meses que o TikTok apresentou a plataforma TikTok for Business no Brasil, mas a gigante de vídeos curtos focados em entretenimento e criatividade já apresenta bons cases para atrair ainda mais parceiros.

Um deles, com a Netflix. Durante evento para imprensa nesta quarta (14), a empresa mostrou algumas ações e destacou a parceria com a Netflix, que fez dois challenges, um deles organicamente e que rendeu 199 mihões de visualizações, e outro, promovido, mais de dois bilhões.

@netflixbrasil

As fadas sensatas @brunamarquezine e @sashameneghel brilharam muito no DesafioFunkdasWinx. Vem tb! 🧚‍♀️🍑✨

♬ Funk Das Winx – Netflix Brasil

Segundo o TikTok, a proposta da plataforma de anúncios é ajudar as marcas e os consumidores brasileiros a se conectarem de uma maneira diferente. A ideia é que marcas brasileiras agreguem às suas campanhas todos os conceitos de autenticidade, criatividade, alegria e diversidade do aplicativo.

Presente em mais de 150 países e em 75 idiomas, a plataforma vê o Brasil como um de seus principais mercados e promete implementar mais coisas nos próximos meses.

Segundo Gabriela Comazzetto, head de Soluções Globais do TikTok no Brasil, o TikTok For Business oferece ferramentas que ajudam profissionais de marketing e agências a criarem suas campanhas para alcançar seus públicos e novas audiências, com o máximo de assertividade, sem perder a forma autêntica e descontraída.

E o slogan “Don’t make ads, make TikToks” seria justamente a essência do melhor conteúdo possível para anunciantes. “O TikTok é uma plataforma feita para inspirar, com conteúdos autênticos e criativos que só podem ser encontrados aqui. Para as marcas, é uma oportunidade de se conectarem com a nossa comunidade, gerando um engajamento único e relevante, possibilitando  descoberta de novos produtos e serviços e convidando a comunidade a fazer parte das conversas e a fazer tiktok”, afirma.

Confira as soluções:

TopView: primeiro conteúdo que aparece na plataforma ao abri-la;

In-Feed Vídeos: são anúncios que aparecem no feed do usuário;

Brand Takeover: oferece 100% de visualização, mas em um comprimento de vídeo ligeiramente menor;

Branded Hashtag Challenge: convida a  comunidade (usuários e criadores) a engajar e a criar conteúdo para uma determinada marca, amplificando a experiência do usuário e aumentando seu engajamento na ação.

Branded Effect: oportunidade de integrar sua marca ou produto de forma interativa integrando elementos 2D, 3D e Realidade Aumentada, de forma imersiva, em primeiro plano e em fundos.

@rappibrasil

CHEGAMOS, hein! Só os viciados em Rappi online 🤘 @leonardodarcadia #fy #foryou #foryoupage

♬ som original – Rappi Brasil

Mesmo antes do TikTok for Business, diversas marcas já estavam utilizando a plataforma para criar vídeos. E esse conteúdo orgânico segue acontecendo em paralelo aos feitos com as soluções da empresa. “Temos os dois casos. O nosso desafio é mostrar a diferença que o resultado pode ter quando o anunciante cria exclusivamente para o TikTok. Por isso temos um time ajudando cada vez mais ajudando as marcas a entenderem o TikTok, o que engaja a comunidade e qual a essência da plataforma”, diz Gabriela.

Outro case da plataforma foi feito com o Rappi, que escolheu o TikTok como um novo canal para maximizar o alcance e a aquisição de novos usuários.

O aplicativo de delivery estreou no TikTok com uma combinação de formatos in-feed nativos e o objetivo de mover o ponteiro nas métricas de funil superior e inferior.

A empresa fez um vídeo em que um neto diz que estar “viciado em Rappi”, preocupando sua vó. Em seguida ele revela que é um aplicativo de delivery e explica os benefícios de receber o pedido em casa. “Você precisa de maçã? Eles entregam. Precisa de remédio? Eles entregam”, diz o jovem. Ao final, avó e neto dizem: “Gente, mandavê, baixa o app.”

De acordo com o TikTok, entre os resultados a campanha teve 61 milhões de impressões, mais de um milhão de cliques e uma taxa de engajamento de 7%.

Ação da Rappi no TikTok usou conversa entre vó e neto para explicar benefícios do app e sugerir instalação (Reprodução)