Uma mulher com um lenço na cabeça, encarando a vida de frente, linda, decidida, segura de si e rodeada de flores. Essa é a imagem que simboliza como Flávia Flores superou o seu câncer de mama e decidiu também apoiar outras mulheres na mesma situação ao fundar o Instituto Quimioterapia & Beleza.
É justamente na história de Flávia, administradora de empresas e ex-modelo, que a Narita Design & Strategy se inspirou para criar a nova logomarca do seu Instituto. “O logo traz o contorno do rosto da Flávia, usando um lenço envolto por muitas flores. A flor, além de ser um símbolo de feminilidade, beleza e vida, é o próprio sobrenome da autora. A diversidade de flores no desenho representa a multiplicidade de perfis e estilos de mulheres que também enfrentam essa situação”, explica Mario Narita, CEO da Narita Design & Strategy.
O Instituto nasceu após a Flávia ser diagnosticada com câncer de mama. Ao receber a notícia, ela começou a pesquisar a questão da beleza durante o processo de quimioterapia – que possui diversos efeitos colaterais, como a queda de cabelos e pelos, ressecamento da pele, entre outros. Com isto, Flávia percebeu que não havia muitas informações sobre o tema e sentiu na pele a ‘auto-estima’ abalada em uma fase tão delicada como esta. Foi então, que teve a ideia de criar um canal de comunicação para apoiar outras mulheres que passam por esta situação.
“O intuito do instituto é transmitir a mensagem de que é possível sim valorizar a beleza e o otimismo em um momento tão difícil quanto esse, dando apoio e fazendo com que essas mulheres se sintam valorizadas e únicas”, declara Flávia Flores.
Entre outras ações, Flávia montou o Banco de Lenços, uma iniciativa colaborativa que leva lenços doados para mulheres que estão em fase de tratamento. Para cada caso e história, Flavia seleciona um lenço diferente para presentear cada mulher que escreve para o Banco, enviando uma opção com características alinhadas ao perfil dessa mulher. Em 2013, lançou ainda o livro Quimioterapia e Beleza, que se tornou best-seller no Brasil.