Em celebração aos 125 anos da National Geographic, uma exposição itinerante da publicação especializada em meio ambiente ciência, geografia e história chega ao Brasil, mais especificamente São Paulo, depois de já ter passado por cidades como Berlim, Las Vegas e Praga. A mostra “50 Grandes Fotografias da National Geographic” reúne imagens marcantes de arquivo, como a foto da menina afegã clicada por Steve McCurry em um campo de refugiados que ficou mundialmente conhecida após o clique.
A exposição, que estará aberta no Morumbi Shopping de 8 de julho da 9 de agosto, revela relatos por trás das fotos e dos profissionais responsáveis por cada obra. A mais antiga é datada de 1965 e apresenta a vista panorâmica de milhares de peregrinos muçulmanos na cidade sagrada de Meca durante o Ramadã, revelada por Thomas Abercrombie. Entre as peças mais recentes está o trabalho de Michael Nichols, que construiu um sistema de escalada para fotografar uma sequoia gigante de aproximadamente 100 metros de altura e com pelo menos 1.500 anos de idade – foram necessárias 84 imagens para compor a foto. Para mostrar a magnitude da árvore, além da imagem na exposição, a foto terá tamanho especial e será exibida em um banner de 7m no interior shopping.
Outro exemplo das condições extremas enfrentadas para a realização de algumas das fotos é o clique feito em 1991 por que usou uma estrutura submersível e 10.000 watts de luz para levar sua câmera ao fundo do Oceano Atlântico norte e mostrar ao mundo a carcaça do Titanic.
A exposição terá entrada gratuita e estará no Atrium do shopping, com textos e mapas acompanhando as imagens e contando o legado de cada foto. “Pensamos em trazer a exposição ao Brasil porque que ela pode ser apreciada por diferentes idades. As imagens transmitem mensagens importantes sobre a história do mundo, preservação da natureza e a importância de respeito entre os povos”, afirma Katia Ardito Gandini, gerente de marketing do Morumbi Shopping.