Uma das 50 fotos da exposição da National Geographic no Morumbi Shopping, em São Paulo

Em celebração aos 125 anos da National Geographic, uma exposição itinerante da publicação especializada em meio ambiente ciência, geografia e história chega ao Brasil, mais especificamente São Paulo, depois de já ter passado por cidades como Berlim, Las Vegas e Praga. A mostra “50 Grandes Fotografias da National Geographic” reúne imagens marcantes de arquivo, como a foto da menina afegã clicada por Steve McCurry em um campo de refugiados que ficou mundialmente conhecida após o clique.

A exposição, que estará aberta no Morumbi Shopping de 8 de julho da 9 de agosto, revela relatos por trás das fotos e dos profissionais responsáveis por cada obra. A mais antiga é datada de 1965 e apresenta a vista panorâmica de milhares de peregrinos muçulmanos na cidade sagrada de Meca durante o Ramadã, revelada por Thomas Abercrombie. Entre as peças mais recentes está o trabalho de Michael Nichols, que construiu um sistema de escalada para fotografar uma sequoia gigante de aproximadamente 100 metros de altura e com pelo menos 1.500 anos de idade – foram necessárias 84 imagens para compor a foto. Para mostrar a magnitude da árvore, além da imagem na exposição, a foto terá tamanho especial e será exibida em um banner de 7m no interior shopping.

Carcaça do Titanic fotografada por Emory Kristof

Outro exemplo das condições extremas enfrentadas para a realização de algumas das fotos é o clique feito em 1991 por  que usou uma estrutura submersível e 10.000 watts de luz para levar sua câmera ao fundo do Oceano Atlântico norte e mostrar ao mundo a carcaça do Titanic.

A exposição terá entrada gratuita e estará no Atrium do shopping, com textos e mapas acompanhando as imagens e contando o legado de cada foto. “Pensamos em trazer a exposição ao Brasil porque que ela pode ser apreciada por diferentes idades. As imagens transmitem mensagens importantes sobre a história do mundo, preservação da natureza e a importância de respeito entre os povos”, afirma Katia Ardito Gandini, gerente de marketing do Morumbi Shopping.