A Natura inaugurou na terça-feira (24) o seu novo centro de inovação. O projeto, localizado na cidade de Cajamar, em São Paulo, vai expandir a capacidade científica da companhia para aprofundar seus estudos de ingredientes naturais com foco na biodiversidade brasileira.
“Queremos estar prontos para assimilar rapidamente qualquer inovação com potencial de gerar impacto positivo em nossos processos e nos mantermos na vanguarda. Com equipamento disponíveis apenas nos maiores centros de pesquisa do mundo, o novo centro de inovação alavanca a inovação e o desenvolvimento de fórmulas naturais com ingredientes seguros, potentes e exclusivos da biodiversidade brasileira, especialmente amazônica, sem a utilização de testes em animais para a comprovação da segurança e eficácia de nossos produtos”, diz Roseli Mello, head global de P&D da Natura.
O espaço reúne laboratórios e equipamentos distribuídos ao longo de quatro andares e conectados por uma torre de armazenagem. Entre os benefícios se encontram a redução do tempo de prototipagem, melhor gestão do conhecimento e uma grande otimização de fluxos de trabalho. “A beleza do centro de inovação é que passa a integrar décadas de inteligência e tecnologia da Natura para gerar, com maior eficiência e em menor tempo, mais valor para a sociedade, o que jamais ocorre de maneira isolada”, acrescenta Roseli.
O empreendimento ainda conta com espaço maker e salas para realização de encontros e hackatons, o que permitirá a consultoras e consumidores participar in loco de processos de elaboração, amadurecimento e aperfeiçoamento de protótipos.
“Neste novo parque tecnológico, os convidados podem ser recebidos em um ambiente com formato de arena, que pode ser conectado com outros times de P&D sediados em diversas partes do mundo. A Natura é uma empresa que acredita e investe na ciência e na natureza há muitos anos e tem um compromisso com a geração de valor para a sociedade. Esse é nosso grande diferencial. O centro que inauguramos é um testamento a essas crenças que guiam nosso trabalho e que nos inspiram a seguir na vanguarda de inovação ligada à natureza, preservando-a e sendo constantemente inspirados por ela”, comenta Andrea Alvares, vice-presidente de marca, inovação, internacionalização e sustentabilidade da Natura.
Atualmente, o time de P&D da Natura reúne 253 colaboradores e o valor aplicado pela empresa em inovação, todos os anos, é de cerca de 2,4% de sua receita líquida. Apenas em 2019, foram lançados 330 produtos e publicadas 27 patentes. No ano passado, o Índice de Inovação – participação da venda de produtos lançados nos últimos 24 meses sobre a receita bruta total do ano – alcançou 58,4%, mostrando o impacto das inovações no negócio.