Produtos começam a chegar no mercado a partir de setembro

 

A Natura anunciou nesta sexta-feira (15) o lançamento dos Ecocompactos, desodorantes aerossóis em embalagens menores e menos agressivos ao meio ambiente. As duas primeiras versões – Erva Doce e Macadâmia – serão comercializadas a partir do dia 15 de setembro. Em outubro e novembro é a vez do lançamento das versões Kaiak, SRn e Natura Homem, enquanto uma versão neutra deve chegar no ano que vem.

A novidade dos Ecocompactos está em sua composição menos agressiva ao meio ambiente. A Natura reduziu pela metade o volume do produto – 75 ml ante 150 ml da concorrência. Mas as principais mudanças são a fórmula, que tem o ativo antitranspirante duas vezes mais forte. E a embalagem, além de menor, reduz pela metade a quantidade de produto lançada a cada aplicação. O resultado é um desodorante com os mesmos benefícios que os encontrados no mercado, mas cujo impacto ao meio ambiente é 48% menor, de acordo com a Natura.

“Essa é uma forma legal de entrar no mercado de aerossol, agregando para o consumidor, para a Natura e para todos”, ressaltou José Vicente Marino, vice-presidente de marcas e produtos da empresa. Segundo o executivo, a equação que motivou a criação da linha Ecocompacto envolveu justamente as preferências do consumidor com a filosofia da Natura: era preciso tornar o aerossol, o preferido do mercado brasileiro, menos agressivo.

O lançamento marca a entrada da Natura no segmento de desodorante aerossol, que hoje responde por 50% do mercado brasileiro atualmente – em 2009, a participação era de 31%. Mesmo sendo a segunda maior fabricante de desodorantes do Brasil, a Natura ainda não havia lançado um produto do tipo por não ter encontrado anteriormente uma tecnologia adequada aos seus cuidados com o meio ambiente. “Nunca entramos nesse mercado porque nunca havíamos encontrado uma forma que fosse aderente ao nosso jeito de fazer”, disse Alessandro Mendes, diretor de desenvolvimento de produtos da marca.

Marino reiterou essa posição. “Sempre buscamos a inovação, mas não achávamos tecnologia para isso. Os Ecocompactos são a volta da Natura às novidades no segmento dos desodorantes. Estamos entrando em uma metade do mercado onde não estávamos antes”, completou. Com a linha, destinada aos públicos masculino e feminino com mais de 20 anos das classes A, B e C, a Natura quer ganhar mais espaço no segmento. “Queremos ter o fair share dessa outra metade do mercado em que não estamos. É um mercado muito voltado para varejo e com players muito dominantes, mas queremos uma participação de destaque e permanecer no segundo lugar com bastante distância para o terceiro”, concluiu.

Campanha

O lançamento dos Ecocompactos será divulgado por uma campanha criada pela Taterka que conta com filme de 30 e 15 segundos para TV aberta, fechada e internet, além de peças para portais segmentados para os públicos masculino e feminino, anúncios para revistas e ações em mídias sociais. “Na campanha, vamos mostrar para o consumidor que ele pode ter todos os benefícios que ele já tem, mas com muito menor impacto ambiental. Vamos destacar o mesmo rendimento em um produto muito mais amigável para o meio ambiente. Esse é principal foco”, contou Marino.

O teor sustentável do produto também esteve presente no desenvolvimento da campanha. O comercial, produzido pela Fulano Filmes, também foi pensado para ter menos impacto no meio ambiente – não houve uso de luz artificial e todo o material usado era reciclado ou biodegradável.