João Paulo Ferreira: potencial da empresa será ampliadoA Natura realizou nesta segunda-feira (9) um encontro para apresentar sua nova visão de sustentabilidade, que servirá como base para sua atuação empresarial até 2050.

Com o nome “Pense Impacto Positivo”, o evento contou com a participação de especialistas da área de sustentabilidade, empresários e representantes de ONGs que buscaram estabelecer um novo olhar para as práticas corporativa.Entre os presentes, o presidente da companhia Roberto Lima, os fundadores da Natura: Guilherme Leal, Pedro Passos e Luiz Seabra, o vice-presidente Comercial e de Sustentabilidade da empresa, João Paulo Ferreira, além de Andrew Morlet, CEO da Fundação Ellen MacArthur, Raúl Costa, diretor da Patagonia na Argentina, Claudio Sassaki, um dos fundadores da Geekie, e Jay Coen Gilbert, Cofundador da B Lab.

Entre os assuntos abordados, o destaque foi a economia circular; incentivo ao consumo consciente; responsabilidade pela cadeia de valor; geração de impacto social por meio de incentivo a educação e novos modelos de negócios sustentáveis. O evento também convidou a sociedade para discutir a evolução do modelo de gestão das empresas para uma nova economia, em mais um passo para o desenvolvimento sustentável, com o desafio de gerar impacto positivo para a sociedade e meio ambiente.

De acordo com Ferreira,  “a sociedade, de uma forma geral atribuirá maior valor àquelas companhias que exercerem um papel de agente de transformação socioambiental. Queremos ampliar o potencial de nossa empresa na ação geradora de negócios aliados a mudança cultural e educacional”, disse.

Reconhecimento

Durante o encontro, a Natura divulgou que recebeu o certificado B Corp pela sustentabilidade de seu negócio. Com isso, a companhia torna-se a primeira empresa B Corp de capital aberto da América Latina e a maior do mundo, em receita e número de colaboradores.

Segundo a empresa, a certificação B Corp “reforça um movimento global de empresas conectadas para a promoção de uma sociedade mais sustentável.”  De acordo com Lima, “mais do que contribuir com a sociedade a partir da adoção de práticas sustentáveis, queremos promover um movimento crescente de conscientização e busca de soluções para um futuro mais equilibrado e justo, do ponto de vista econômico, social e ambiental”. Para ele, “a conquista dessa importante certificação reforça nossa crença de que devemos buscar sim o lucro, base de nossa operação, mas que este não deve ser a finalidade única de nossa existência”.