A Natura ganhou o prêmio de Empresa do Ano e também foi considerada a melhor empresa do segmento de Bens de Consumo na 36ª edição do Melhores e Maiores da Exame. “A Natura ensina que tudo é coletivo. Somos a mesma essência e temos que reconhecer as muitas oportunidades de melhorias. Quando olhamos para o futuro, estamos vendo um mundo pedindo uma evolução. O jeito que o mundo está crescendo não é sustentável. É preciso reinventar e repensar o jeito de fazer negócio e o Brasil pode mostrar um jeito de desenvolvimento diferente para o mundo”, disse Alessandro Giuseppe Carlucci, presidente da Natura.

A premiação da noite desta terça-feira (7), realizada no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo, anunciou as melhores empresas de 2008 em 18 setores da economia e contou com a presença do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que afirmou mais uma vez que a crise econômica prova que o Brasil possui uma economia forte e sólida e está se destacando perante o mercado mundial. “A crise mostra que o País está maduro, reduziu a dependência externa, vem promovendo a distribuição de renda e entrou na rota do desenvolvimento. Deixou de ser coadjuvante e passou a protagonista global”, disse Mantega.

Antes da entrega dos prêmios aos vencedores, Roberto Civita, presidente do conselho do Grupo Abril, discursou aos convidados e ressaltou que os investimentos na economia devem permanecer. “É preciso continuar a investir e não abafar o espírito animal que há em cada empresário e reforçar nossas marcas e suas veiculações com nossos consumidores. É urgente investir na alavancagem da qualidade do nível educacional e da qualificação dos nossos profissionais”, disse Civita.

Confira os vencedores:
Auto-indústria: Suspensys
Bens de Capital: Atlas Schindler
Bens de Consumo: Natura
Eletroeletrônico: Prysmian
Energia: AES Tietê
Farmacêutico: Roche
Indústria da Construção: Engevix
Indústria Digital: UOL
Mineração: CBMM
Papel Celulose: Santher
Química e Petroquímica: Fosfertil
Serviços: Visa Net
Siderurgia e Metalurgia: CSN
Telecomunicações: Telefônica
Têxteis: Calçados Beira Rio
Transporte: Localiza
Varejo: B2W

Empresa do Ano: Natura
Empresa do Ano Agronegócio: Camil

por Maria Fernanda Malozzi