Universidade anuncia nova frente de pesquisas e premia as marcas mais lembradas em inclusão

Nesta terça-feira (27), a ESPM realizou um evento que marcou o lançamento de uma nova frente de pesquisas, alinhada ao seu planejamento com prazo até 2030 para posicionar a instituição como a 'The marketing powerhouse’. A primeira iniciativa do Centro de Estudos Aplicados de Marketing (CEAM) foi uma pesquisa de awareness espontâneo que revelou as marcas mais lembradas pelo público quando o tema é inclusão. No ranking geral, Natura, Globo e O Boticário lideraram a lembrança dos consumidores.

O novo centro atuará no mapeamento de tendências e hábitos de consumo orientados à tomada de decisão das empresas, com foco em eixos temáticos como marketing, negócios e inovação. Estão previstos levantamentos mensais sobre análises setoriais, boas práticas de marketing, datas importantes para o varejo e temas sociais de impacto.

Evandro Lopes, diretor acadêmico de pesquisa e pós-graduação stricto sensu da ESPM, lembrou que há 15 anos a escola já investe no ensino de comportamento do consumidor e que, em agosto, lançará o primeiro doutorado da América Latina voltado a esse campo.

O levantamento considerou 18 categorias diferentes e apontou as três empresas mais mencionadas em cada uma delas:

Categoria Marcas mais lembradas
Inclusão plena Globo, Natura, O Boticário
Equidade de gênero Globo, Natura, O Boticário
Diversidade LGBTQIA+ Globo, Itaú, O Boticário
Diversidade étnico-racial Globo, Natura, O Boticário
Respeito etário Globo, Havan, Natura
Acessibilidade universal Globo, Itaú, AACD
Pluralidade de fé Globo, Record, Natura
Impacto social SBT, O Boticário, Magalu
Agricultura Bayer, Cargill, Agronegócio
Alimentos e bebidas Nestlé, Coca-Cola, Ambev
Automotivo Fiat, GM, Volkswagen
Consumo Magalu, Carrefour, Atacadão
Construção civil e Imobiliário MRV, Tenda, Techint
Entretenimento e Mídia Globo, SBT, Netflix
Produtos digitais Google, Instagram, Samsung
Rede social Instagram, WhatsApp, Facebook
Saúde Unimed, Amil, SUS
Tecnologia da Informação Samsung, Google, Microsoft

“Apesar de diversidade e inclusão ser um tema bastante presente na agenda das empresas, percebemos que ainda é uma barreira para algumas serem reconhecidas como companhias engajadas. Queremos tornar o índice uma métrica anual para ajudar as empresas a medir esse awareness de marca e elevar o debate em torno de um assunto tão importante como é a geração e percepção de impacto”, explica Lopes.

Evandro Lopes, diretor acadêmico de pesquisa e pós-graduação stricto sensu da ESPM (Crédito: Junior de Oliveira)

Ele ainda corrobora que a liderança de mercado pode estar associada a um tom de inclusão: “Entendemos que o tom de inclusão é bastante diluído, mas empresas que se comprometem com esse caminho possuem maior lembrança. Quando elas participam de movimentos e divulgam a informação, essa percepção da sociedade fica ainda maior. Como assinar o Pacto Global da ONU”.

Metodologia

A pesquisa teve coleta nacional com uma amostra de 400 respondentes, definida com base no Índice de Potencial de Consumo (IPC) e nas boas práticas da Abep. O perfil da amostra contou com 50% de homens e 50% de mulheres, com maior concentração entre 25 e 44 anos, residentes na região Sudeste e com nível superior de escolaridade (características alinhadas ao maior índice de potencial de consumo).

Segundo os dados, 77% dos entrevistados consideram o tema ‘muito importante’ e 20% o classificam como ‘importante’. O estudo tem margem de confiança de 95%.

“As três marcas mais lembradas foram listadas em ordem alfabética. Também queríamos que fosse uma pesquisa inclusiva”, explica Lopes.

Entre os respondentes, 66% afirmam passar três horas ou mais por dia nas redes sociais, enquanto 34% utilizam esses canais por menos de duas horas diárias. “As empresas que estão fazendo isso precisam se apresentar nas redes sociais”, completa.