A HSR Specialist Researchers elaborou o estudo “Marcas Transformadoras”, que tem como objetivo identificar as empresas que estão construindo relevância junto ao consumidor.

De acordo com o levantamento, das 20 empresas mais lembradas pelos consumidores, as três mais citadas foram as brasileiras Natura, O Boticário e Magalu.

Para realizar a métrica do estudo, foram trabalhados três pilares: atributos de imagem, visibilidade de marca e power voice (presença da marca nas redes sociais). Os pilares de ESG e ASG, que significa adoção de melhores práticas ambientais, sociais e de governança, também foram avaliados,

O resultado apontou que 84% dos consumidores acreditam que as marcas deveriam apoiar causas sociais e movimentos inclusivos, 66% priorizam empresas e marcas que têm ações voltadas para diversidade e inclusão social e 69% priorizam empresas e marcas que têm ações voltadas para a sustentabilidade ambiental.

O recorte de gerações feito pela pesquisa mostrou que 9 entre cada 10 consumidores, de 18 a 25 anos, priorizam marcas e empresas alinhadas a alguma causa social.

“No resultado do Marcas Transformadoras, é possível perceber que a próxima geração, principalmente a que está ingressando no mercado de trabalho ou que ainda está no seu estágio médio de carreira, valoriza cada vez mais empresas que apoiam causas sociais e são mais conscientes com o respeito social para com as comunidades afro e LGBTQIA+. Além disso, também valorizam empresas que promovem e possuem iniciativa que impactam de forma positiva o meio ambiente”, afirmou Valéria Rodrigues, sócia diretora da HSR Shopper Experience.

No ranking das 20 marcas mais lembradas pelos consumidores estão: Natura, O Boticário, Magalu, Netflix, Nestlê, Avon, Mercado Livre, Coca-Cola, Samsung, Lojas Americanas, Itaipava, Amazon, Nike, iFood, Cacau Show, Unilever, Ambev, J&J, Salon Line e Apple.

Dessas companhias, em comparação com o “Marcas Transformadoras de 2020”, dez ganharam mais relevância com a entrada do ESG: Unilever, Natura, Coca-Cola, Samsung, C&A, Avon, Mercado Livre, O Boticário, Nestlê e Lojas Americanas.

“Entre as empresas que ganharam relevância de 2020 para 2021, vemos que o consumidor está atento ao futuro e, por isso, observamos alguns caminhos de transformação. Primeiro, o conceito de sustentabilidade está ampliado e exige que as empresas adotem posição de protagonistas. Além disso, o ESG ganhou relevância no mercado financeiro e grandes investidores já priorizam isso tanto quanto o cliente final olha cada vez mais para esse conceito. E, por fim, as marcas reconhecidas como transformadoras constroem relações mais duradouras com seus clientes”, completou Valéria.