A Natura reinterpretou os tradicionais signos natalinos em sua campanha para celebrar a data, que teve como primeiro movimento o filme “Natais do Brasil”. A marca convidou moradores de comunidade na Amazônia para decorar a castanheira com seu próprio artesanato e criou um minidocumentário.
O filme “Castanheira de Natal” estreia nesta quarta-feira (6) nos canais digitais e foi gravado na comunidade Iratapuru na Amazônia, local que é fornecedora do óleo de castanha usado em produtos da linha Ekos desde 2003.
Os moradores transformaram uma castanheira, árvore símbolo do local e principal fonte de renda da comunidade, em uma árvore de Natal. Ela foi decorada com luzes e artesanato feito com materiais naturais, e enfeitará a comunidade até o dia 6 de janeiro.
A ideia da marca é mostrar um pouco da biodiversidade brasileira, que tem jabuticabeiras, castanheiras, pitangueiras, açaizeiros e outros exemplos. A castanheira é uma das árvores mais altas e antigas da Amazônia, intimamente ligada à cultura das populações tradicionais locais.
“Levar essa celebração para essa comunidade foi a forma de agradecermos a esses grandes parceiros, que contribuem para manter a floresta em pé e preservar essas árvores tão importantes para a biodiversidade brasileira, em uma época em que todos buscamos celebrar conquistas juntos. Buscamos sempre valorizar as nossas tradições, nossos ícones, que no fim traduzem do que somos feitos, a nossa essência tão brasileira e diversa”, afirma a vice-presidente de marketing, inovação e sustentabilidade da Natura, Andrea Alvares.
Para Renata El Dib, diretora de criação da Africa, conhecer a comunidade de Iratapuru foi uma experiência única. “É lindo o orgulho e a ansiedade que sentem quando chega a época de partir rumo aos castanhais. O cuidado com que extraem as castanhas é um aprendizado que passa de pai para filho. Juntos, enfeitamos esse símbolo tão importante para a comunidade transformando-o numa verdadeira árvore de Natal do Brasil. A primeira de muitas a celebrar. Afinal, por que usamos pinheiros na decoração de Natal se a biodiversidade brasileira é tão vasta e rica?”, diz.
FICHA TÉCNICA
Título: Castanheira de Natal
Agência: Africa
Anunciante: Natura
Produto: Natal
Duração: 1×2′ + 1×60″ + 1×30″ + 3×10″
CCO: Sergio Gordilho
Diretor de Criação: Renata El Dib / Pedro Bullos
Diretor de Arte: Renata El Dib / Marina Cota / Michel Morem / Linus Oura
Redator: Pedro Bullos/ Felipe Lermen / Felipe Silva / Tiago Abreu
Conteúdo: Gabriel Marchi
Atendimento: Cintia Hachiya / Verônica Gordilho Araújo/ Fernanda Feldmann / Juliana Ailt
Mídia: Luiz Fernando Vieira / Rodrigo Medeiros /Rodrigo Vieira/ Rebeca Segnini
Planejamento: Rodrigo Maroni / Marina Pires / Fabiana Andreoli
Produção/ Agência: Rodrigo Ferrari / Tais Olhiara / Eduardo Machado
Produtora de Imagem: Academia de Filmes
Direção: André Ferezini
Produção executiva: Paulo Schmidt
Coordenação de produção: Duda Marujo / Michele Labiapari
Atendimento: Jana Kam / Dimitria Cardoso
Diretor de Fotografia: Edu Ruiz
Drone: Laurent Refalo
Diretor de Arte: Marcos Botassi
Montagem: Isabela Balbo
Finalizador: Mauro Amar
Pós Produção: Academia de Filmes
Cor: Psycho n¹look
Produtora/som: S de Samba
Atendimento/som: Meg Magro
Diretor Musical: Wilson Simoninha / Jair Oliveira
Produção Musical: Rafael Silvestrini / Rodrigo Monteiro / Pedro Caldas / Thiago Gamque / Rafael Mancini
Aprovação/cliente: Andrea Alvares / Denise Coutinho / Beatriz Kafejian Mazzilli / Ana Mazilli / Leticia Aiello/ Raoni Silva
Leia mais
Canon tem Papai Noel careca em campanha com personagens reais
Inclusão é tema da nova campanha de Natal da rede de lojas Renner