A temporada 2018/2019 da NBA começou nesta terça-feira (16) com uma boa notícia. A tradicional liga norte-americana de basquete é considerada a marca esportiva mais poderosa do mundo, segundo o índice Powa, que analisa em tempo real o impacto comercial de patrocínios em eventos, atletas e clubes.
Integram o ranking das 20 maiores marcas esportivas globais a NFL (4°), de futebol americano, a F-1 (16°), a Champions League (7°) e a Premier League (Campeonato inglês de futebol), em quinto lugar. O resultado é baseado na combinação de visibilidade e exposição das marcas nas redes sociais, pesquisas de conteúdo na internet, entre outros fatores.
Em segundo lugar no índice Powa figura o clube espanhol Real Madrid, que perdeu a primeira posição após a saída de Cristiano Ronaldo, em julho deste ano. Enquanto no mesmo período, a NBA continuou crescendo diante da transferência de seu principal jogador – LeBron James – do Cleveland Cavaliers para o Los Angeles Lakers.
Os números globais refletem uma tendência local de popularidade, sobretudo, no Brasil. É o que revelou os resultados de audiência da ESPN. Durante evento que marcou o encerramento de seu ano comercial, nesta segunda-feira (15), em São Paulo, os executivos do canal fizeram um balanço sobre o desempenho de suas três grandes propriedades. A empresa do grupo Disney é detentora dos direitos exclusivos de transmissão no Brasil da NFL, NBA e Premier League.
Os esportes americanos, ao lado do futebol europeu, foram os principais responsáveis pelo crescimento do canal neste ano. Segundo Rafael Davini, vice presidente de ad sales da companhia, a empresa teve incremento de pouco mais de 10% no ano comercial que foi finalizado no fim de setembro. No quesito audiência, apenas as finais da NBA na última temporada registraram o maior público da história da liga no Brasil, mesmo com uma menor quantidade de jogos.
Motorola, Bradesco, Budweiser e Tim são alguns dos patrocinadores da NBA e NFL no canal. Ipiranga, Ford e Heineken patrocinam a Premier League. Agora, a expectativa é transmitir a mesma popularidade e desempenho para o basquete nacional, com o retorno das transmissões do NBB (Novo Basquete Brasil), desde a semana passada.
“O basquete nacional ficou durante muito tempo fora dos nossos canais, e a volta agora celebra a ESPN como a grande casa do basquete. Há uma associação direta das marcas NBA e ESPN no Brasil. E a gente sabe que pode intensificar ainda mais essa associação”, destaca João Palomino, vice presidente de jornalismo e produção.
“Agora na NBB, a gente entra como um dos sócios da competição. Trabalharemos em parceria com o torneio. A gente tem certeza que vai conseguir impulsionar a NBB. A Caixa, que é dona da propriedade, nos procurou e tem muita expectativa de que da mesma maneira que a gente fez com NBA e NFL também ajude a NBB a crescer”, comenta Davini.
Na edição impressa do PROPMARK, confira mais detalhes sobre as estratégias da ESPN para 2019, bem como seus investimentos em conteúdo e projetos com marcas.