A NBS assina a ação digital “Quase um Dodô”, para a ONG Alternativa Terrazul – organização criada em 1999 em Fortaleza e que desenvolve ações socioambientais nos âmbitos local, nacional e internacional.

O trabalho alerta para a preservação de espécies em extinção. Para isso, foi criado no Facebook, no início de março, o perfil fake de uma jovem carioca de 28 anos, Leticia Blause, que teria capturado imagens, durante uma viagem à Costa Rica, de um Dodô, pássaro originário das Ilhas Maurício e considerado extinto desde o século XVII.

Ao conferir as imagens feitas por sua trail camera à noite, em um parque nacional local, a moça teria percebido a presença do animal, e divulgou o vídeo “em sua rede social”. Em poucos dias, o filme foi compartilhado por milhares de pessoas – inclusive estudiosos no assunto – e teve milhões de visualizações e uma grande discussão em torno do tema: seria real ou uma montagem? Inclusive chamou a atenção da mídia, com matérias em sites de notícias e na TV.

A revelação veio na semana passada. Um novo vídeo confirma o que deveria ser óbvio desde o início – não passava de mais um viral publicitário. No filme, o “Dodô virtual” levanta uma placa com a seguinte mensagem: “Bem que eu queria ser de verdade. Salve quem ainda é”, direcionando para a página quaseumdodo.com.br, que mostra o que fazer para ajudar animais como a onça-pintada, o mico-leão-dourado, o boto-cor-de-rosa, o urso-panda e a baleia-azul.

No endereço, as pessoas conseguem ainda conferir o “risco-dodô”, um índice baseado em parâmetros reconhecidos internacionalmente pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, em tradução), que ajuda o usuário a entender as chances que algumas espécies em perigo têm para desaparecer completamente do planeta.

A produção do filme é da Vetor Zero, com direção de cena de Nando Cohen. A produção digital é da Santa Transmedia.

https://www.youtube.com/watch?v=FX0lGo0B2X4

Ficha Técnica

Título: Quase um Dodô

Agência: NBS

Anunciante: Ong Alternativa Terrazul

VP de Criação e Planejamento: André Lima

Diretor Nacional de Criação: Carlos André Eyer

Diretor de Criação: Eduardo Almeida, Carlos André Eyer, André Lima

Criação: Eduardo Almeida, Carlos André Eyer, Milena Zindeluk, Bernardo Cople, Dennis Sieber, Vinícius Theodoro, Hagall Muniz

RTVC: Andrea Metzker, Luiza Magessi

Atendimento: Tatiana Soter, Cláudia Horta, Danielle Portela, Marina Gouvêa, Larissa Ximenes

Planejamento: Paula Lagrotta, Mariana Fleury, Beatriz Moraes, Filipe Bonfim, Lucas Camacho, Gabrielle Ferreira, Joelma Valverde

Mídia: Fátima Rendeiro, Leonardo Carrilho, Felipe Figueiredo

Projetos: Teca Vilaça, Giovani Cordioli, Natália Albuquerque

Edição de vídeo: Claudio Portugal

Produção gráfica: João Eudes

Art Buyer: Andrea Headler

Produtora digital/ web: Santa Transmedia

Produtora filme: Vetor Zero

Diretor do filme: Nando Cohen

Diretor de fotografia: Alexandre Elaiuy

Diretor de CG: Fabio Shigemura

Animação: Helio Tak

Montagem: Poliana Martins, Nando Cohen

Atendimento da produtora: Márcia Guimarães

Produtora de som: Equipe Vetor Zero

Pós-Produção: Equipe Vetor Zero

Aprovação do cliente: Carlos Henrique Painel