Centro de treinamento do COB passa a operar com energia 100% renovável fornecida pela Neoenergia até o fim de 2025

Em evento realizado nesta quinta-feira (15), no Centro de Treinamento do Time Brasil, no Rio de Janeiro, Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia, afirmou que o contrato de patrocínio firmado em julho de 2024 está em negociação para ser prorrogado até os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.

A Neoenergia também anunciou o fornecimento até dezembro deste ano de 100% de energia renovável ao centro de treinamento no Rio de Janeiro do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

“A parceria vai além da visibilidade de marca. Ela contribui para que o esporte brasileiro se torne mais sustentável e posiciona o COB como referência ambiental”, afirmou Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia.

O fornecimento de energia renovável ao CT teve início em março e deve contribuir para a redução de 100 toneladas de gás carbônico até o fim deste ano. O acordo também inclui o uso de energia certificada Oitis e está alinhado às metas do COB dentro do programa ‘Esporte pela Ação Climática’, da ONU, que visa reduzir ou compensar em 50% as emissões de gases de efeito estufa até 2030.

Da esq. p/ dir.: Lorenzo Perales, diretor de marketing da Neoenergia; Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia; Emanuel Rego, diretor-geral do COB; Manoela Penna, diretora de comunicação e marketing do COB (Crédito: Foto de Fernando Alvim)

“Quando grandes marcas se unem por uma causa comum, esse impacto é potencializado”, afirmou Emanuel Rego, diretor-geral do COB. “A Neoenergia é uma empresa com uma cadeia elétrica quase 100% renovável. Isso não é apenas marketing, faz parte do dia a dia da companhia. Esperamos que essa experiência possa ser expandida para outros centros de treinamento e, quem sabe, dar origem a uma certificação com chancela do COB, acessível a confederações, clubes e até escolas de formação de atletas. Quando trabalhamos com o exemplo, mostramos que todos podem contribuir.”

Parceria estratégica em ano de COP 30

A parceria acontece em um momento estratégico, a pouco mais de um ano da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém, no Pará, entre os dias 10 e 21 de novembro.

Para Capelastegui, esse é um passo importante rumo à preparação ambiental do país: “Estamos mostrando que é possível unir performance, esporte e impacto positivo. Isso ajuda o Brasil a se posicionar como protagonista também nas discussões climáticas.”

A empresa também apresentou uma série de ações sustentáveis internas, como reaproveitamento de água, iluminação por LED, digitalização de processos, carona solidária, redução no uso de papel e incentivo ao trabalho híbrido.

Mais incentivo ao esporte feminino

Além do foco ambiental, a parceria ganha força com o projeto ‘Mais pelo Esporte Feminino’, lançado pela Neoenergia em 2021 e ampliado ao longo dos anos. Lorenzo Perales, diretor de marketing da empresa, diz que o apoio vai além dos grandes eventos esportivos.

“Muitas vezes, a sociedade só dá atenção às atletas em Copas do Mundo ou Jogos Olímpicos. Nosso compromisso é diferente: queremos dar visibilidade a essas mulheres todos os dias”, disse. “A campanha existe para lembrar que apoiar o esporte feminino é um movimento de 365 dias por ano.”

Perales complementa: “É uma oportunidade de reforçarmos o protagonismo de atletas mulheres e a importância de tornar esse apoio contínuo. A energia do time Brasil, agora com fornecimento 100% renovável, ganha ainda mais força com ações que impactam positivamente o futuro do esporte e do planeta.”

O Time Neoenergia é formado por oito atletas de diferentes modalidades: Ana Vitória Magalhães, a Tota (ciclismo); Bruna Kajiya (kitesurfe); Mirelle Leite (atletismo); Ana Marcela (águas abertas); Celine Bispo (natação); Antonia Silva (futebol); Bia Souza (judô) e Rayane Soares (atletismo paralímpico).

“A Neoenergia se tornou referência no apoio ao esporte feminino. Temos orgulho de reunir um time diverso, com trajetórias distintas, que representam força, resiliência e talento em alto nível”, afirmou Perales. “Não é apenas sobre patrocinar. É sobre dar espaço, escuta e oportunidades reais.”

Rego destacou a relevância do momento: “Pela primeira vez, o Time Brasil terá mais mulheres do que homens nos Jogos Olímpicos. Isso já é um marco histórico. E ter empresas como a Neoenergia ao nosso lado mostra que o apoio ao esporte feminino veio para ficar.”

A judoca Ketleyn Quadros, medalhista olímpica e embaixadora da campanha, finalizou a apresentação com um comentário sobre a importância da iniciativa: “Além de pensar em sustentabilidade e equidade, a Neoenergia apoiou nós, mulheres atletas. Contar com empresas que acreditam na gente faz muita diferença.”