Um dos últimos filmes do Bradesco, voltado às despesas do início do ano, foi criado pela Neogama

 

A Neogama/BBH é uma das 26 agências que disputa a verba anual da Caixa Econômica Federal, em licitação que recebeu propostas nesta segunda-feira (4), em Brasília, e culminará na escolha de quatro vencedoras (leia mais aqui). O interesse na conta publicitária do banco reforça o provável fim de seu relacionamento de oito anos com o Bradesco, especulado com maior veemência desde o início do ano.

Desde março de 2012, a WMcCann — mais provável paradeiro do anunciante na movimentação — passou a atender a porção da conta do Bradesco voltada ao esporte, especialmente às ações ligadas aos Jogos Olímpicos — dos quais o banco é patrocinador para a edição de 2016. A partir daí, a maior parte da verba do cliente tem sido investida nesse segmento. Segundo fontes do propmark, a verba do anunciante já não estava com tamanha representatividade na Neogama, passando da primeira posição em anos anteriores para a terceira dentro da agência em 2012.

Entre outros indícios de uma provável migração estão alguns trabalhos realizados pela WMcCann para o banco além do universo olímpico, como um filme institucional protagonizado pelo próprio Washington Olivetto, chairman e CCO da agência, em maio último; e as ações de divulgação do Bradesco Next, primeiro espaço conceito da instituição, no fim de agosto. Procurados, Bradesco, WMcCann e Neogama continuam não comentando o assunto.

Presença duradoura

A relação do Bradesco com a Neogama começou em 2005 juntamente com um amplo processo de reestruturação de marca, que deu origem ao conceito “Completo” e a uma nova identidade visual. Também ficou a cargo da agência a atual assinatura do banco, “Presença”. Além da conta institucional, a Neogama se dedica a produtos como Bradesco Capitalização, Bradesco Corporate, Bradesco Empresas, Bradesco Pessoa Jurídica, Bradesco Prime e Bradesco Private.

Uma importante mudança no marketing do anunciante aconteceu em julho de 2010, quando Jorge Nasser assumiu a direção de marketing do Bradesco em substituição a Luca Cavalcanti — que estava no cargo desde o início do relacionamento com a Neogama. No final de 2009, o executivo liderou o processo que entregou à AlmapBBDO a conta da Bradesco Seguros, divisão da qual respondia pelo marketing na ocasião. Outras agências atualmente ligadas ao anunciante são a Y&R, que se dedica à conta de Bradesco Cartões e serviços; e a Age Isobar, que cuida da divisão digital.