Uma série de ações marca os dez anos da Nespresso no Brasil. Uma delas é o uso de dois recursos disponibilizados pelo Facebook e, pela primeira vez, testados pela empresa, o Canvas e vídeos 360°, para contar histórias reais de consumidores. Criado em formato de webserie, o projeto tem assinatura da VML e mostra o hábito de tomar café e conversar ao redor da mesa, dando ênfase à cápsula de edição limitada Cafezinho do Brasil, lançada neste ano comemorativo. 

Divulgação

Com o Canvas, a Nespresso procura falar com o consumidor no mobile – área que, embora esteja em alta, ainda é desafiadora em termos de formato. O recurso, exclusivo para dispositivos móveis, permite que as marcas passem sua mensagem em um formato de tela cheia. Nessa tela, que só abre após o clique do consumidor, é possível trabalhar um anúncio com recursos variados, desde imagens estáticas, ou carrossel de fotos, até vídeos, de uma forma imersiva.

“De fato, o mobile é um dos meios com maior potencial de crescimento. E o Canvas, criado recentemente pelo Facebook, é uma novidade muito bem-vinda. Mesmo com pouquíssimo tempo no mercado, a nossa avaliação sobre o formato é muito positiva”, destaca Fernando Taralli, presidente da VML.

Segundo o executivo, a campanha de Nespresso – primeira da agência com o Canvas – registra 7 envolvimentos a cada 10 impactos.

Em relação ao uso do 360°, Taralli afirma que o recurso permite contar as histórias de forma mais fluida. “Fato que consideramos ao optar pelo formato em nossa campanha, que é protagonizada por Club Members (clientes Nespresso) reais, em suas casas, recebendo amigos de verdade para um café. A sensação, para quem assiste ao filme, se aproxima de uma experiência real”, detalha.

INVESTIMENTO

Divulgação

O investimento nesses novos formatos, segundo Taralli, variam de acordo com os elementos envolvidos na produção. “De uma maneira geral, os formatos diferenciados apresentam uma equação investimento versus engajamento favorável”, comenta. “Mas, em nossa opinião, o que de fato define o sucesso uma campanha é a relação conteúdo de qualidade versus segmentação adequada”, complementa.

A produção do vídeo 360° de Nespresso foi da Bijari. Na VML, a criação foi de Rodrigo Marinheiro e Eduardo Mergener, com direção de Criação de Andrea Cotrim.