Netflix também liderou a quantidade de conversas no Twitter, autor do levantamento

Cada vez mais presente na vida dos usuários, o mercado de plataformas de streaming de vídeo tem a peculiaridade de fazer com que muitos usuários consumam conteúdos de mais de uma empresa. De acordo com pesquisa do Twitter com dados internos, esse percentual de pessoas chega a 82% no Brasil.

Netflix, 85%, Amazon Prime Video, 59%, e Globoplay, 53%, estão entre as plataformas mais utilizadas. Na sequência, aparecem Disney+, 41%, HBO Max, 41%, YouTube Premium, 34%, Star+, 19%, Apple TV+, 11% e Mubi, 2%.

A Netflix também liderou a quantidade de conversas no Twitter com  64%, seguida por HBO Max, 16%, e Globoplay, 9%, entre os meses de novembro de 2021 a abril de 2022.

Entre os atributos observados pelos usuários para a assinatura das plataformas de streaming, estão a conveniência de assistir em vários dispositivos, como smartphone, tablet e TV,  e em diversos momentos, 61% e 54%, respectivamente; a facilidade na busca por conteúdo, 48%; e a possibilidade de descoberta de novos conteúdos, 47%.

Para quem não assina plataforma, percentual que representa 14% dos usuários do Twitter, o primeiro motivo é o alto culto, 33%. Além disso, elementos como a falta de dispositivos compatíveis, 11%, não conseguir encontrar conteúdo que agrade, 11%, e o uso da conta de streaming paga por outra pessoa, 7%.

No Twitter, a experiência que os usuários têm com as plataformas de streaming se traduzem em leituras e compartilhamento de opiniões sobre serviços e produtos para 46% das pessoas.  39% gostam de fazer comentários ao vivo e 36% de ler críticas.

A pesquisa reuniu dados internos e tweets publicados no intervalo entre 11 de janeiro de 2021 e 30 de abril de 2022.