Após um período de aproximadamente quatro meses de análises, a divisão de caminhões e ônibus da Volkswagen, que integra o portfólio da Man América Latina, escolheu a Netza para coordenar os eventos relacionados ao lançamento da linha Família Delivery. A agência não confirma, mas ela venceu processo concorrencial que contou com a participação do Banco de Eventos, Innova, Lâmpada, Gael e Aktuellmix.

E a Netza já está ativa no atendimento ao novo cliente. A equipe de criação e planejamento está finalizando uma ação que une tecnologia alinhada com o conceito Sob medida, já usado nas suas ações de comunicação e marketing. Para esse fim, foi montada uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de criação, planejamento, design cenográfico e produtores que atuaram em parceria com a AlmapBBDO, agência de digital e publicidade da marca.

Na realidade, o primeiro job foi a apresentação ao mercado da linha Família Delivery no último dia 13, durante evento na fábrica da empresa alemã em Resende, Rio de Janeiro. “Foram dois meses de desenvolvimento do projeto e negociações para garantirmos alta performance na entrega e resultados. O investimento na experimentação de produtos desse porte precisa ter retorno efetivo em mídia espontânea, branding, impacto comercial e produtores para atuar de forma alinhada com o cliente e as demais agências para um evento completo e com uma estratégia de geração de conteúdo consistente”, explica Fernando Ribeiro dos Santos, sócio-diretor da Netza.

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Para o executivo, “essa conquista representa a possibilidade de levar nossa expertise do setor automotivo (a Netza presta serviços para a Mercedes-Benz, mas não tem um contrato de exclusividade) para caminhões e ônibus da Volkswagen. Ter entrado em uma marca desse porte, logo em um projeto tão relevante, é de extrema importância para a agência. Temos um histórico de ações de sucesso no segmento de caminhões e nos mantivemos em constante renovação de referências, ideias e pesquisa”.

O plano para o primeiro evento foi a experimentação dos produtos por formadores de opinião. “Esse lançamento é considerado o mais importante dos últimos tempos para a marca, pois é um marco de tecnologia e desenvolvimento de projetos para a empresa no Brasil. Foram cinco anos de trabalho entre os times da Alemanha e do Brasil para que a nova linha chegasse ao mercado. Pela importância da plataforma mundial de caminhões leves, as ações de lançamento precisam ser muito assertivas em transmitir os features dos produtos e estratégias de mercado da marca. Tivemos o cuidado de trabalhar com parceiros que já possuem histórico com a Netza e qualidade de entrega, austeridade na gestão do budget e um planejamento criativo que realmente valorizasse a importância do lançamento e que também trouxesse soluções inovadoras para a Volkswagen Caminhões e Ônibus”, destaca Santos.

Com uma carteira de negócios que inclui marcas como Embraer, Vivo, Honda, Bradesco, Nestlé e Grendene, a Netza é uma agência do segmento de live marketing com expertise nas disciplinas de planejamento estratégico, execução de promoções, endomarketing, marketing direto, campanhas de incentivo e eventos corporativos. Santos divide o comando do negócio com a executiva Fabiana Schaeffer.

Mercado 
O segmento de caminhões e ônibus está mais otimista neste ano, após quatro anos de queda de negócios. A ociosidade de 70% das fábricas já dá sinais de recuperação, segundo pesquisa da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). A expectativa é que o crescimento seja de 26,1% em relação a 2016, equivalente a uma produção de 100 mil unidades para os mercados interno e externo.