Começou nesta segunda-feira (25), em São Paulo, a quinta edição do New Brand Communication. O evento, que tem como objetivo trocar experiências entre profissionais de disciplinas da comunicação, contou com a presença de nomes nacionais e internacionais. Uma das palestras foi de Philip Peterson, sócio da Prehype (EUA), que falou dos modelos atuais de startups — que são empresas novas, até mesmo embrionária ou ainda em fase de constituição, que contam com projetos promissores, ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras.

Segundo ele, essas companhias, normalmente de base tecnológica, possuem espírito empreendedor e estão uma constante busca por um modelo de negócio inovador. Peterson afirmou que esse é um modelo que deveria  ser seguido por todas as empresas. Para ele, a meta é estar sempre em em busca de novos talentos que criem soluções e entendam melhor seus clientes. “É um processo novo, mas é preciso entender essa nova maneira de trabalhar”.

Outro convidado foi Bob Wollheim, CEO da aceleradora S_kull, que falou sobre o jovem empreendedor. Segundo ele, esse perfil de profissional não quer mais saber de intermediários. Para ele, a geração Y está atenta a esse novo cenário e está liderando essa transformação silenciosa que a internet está provocando. ”Hoje a troca de informação é muito mais rápida e é preciso saber como trabalhar neste novo mercado”.

O professor sueco, Per Hakansson, fundador da Makeminds, também foi um dos palestrantes. Ele destacou a figura do que chamou de “fazedor”. Para ele, o marketing não é mais o mesmo, por isso, esse profissional adquiriu uma importância muito grande. Hakanson contou que hoje a ideia é sempre fazer algo importante, que seja realmente relevante. ”O objetivo é pensar como uma criança, que não tem medo de errar e nem se arriscar”.

Além da palestra, o professor participou do debate que encerrou o primeiro dia do evento. Ele falou do novo empreendedor e disse que o que esse profissional quer resolver os problemas o mais rápido possível, para que sobre mais tempo para a atividade criativa de imaginar novas soluções.