Depois de aproximadamente quatro meses de especulação sobre uma possível fusão com a Grey, a Energy passa por uma profunda modificação. A operação não se une com qualquer outra, mas ganha não apenas um novo nome como também uma nova filosofia, tornando-se a VML@Y&R – e passando a funcionar como escritório da VML, rede digital full service do grupo WPP, no Brasil.
A empresa, que continua sendo controlada pelo grupo Newcomm, mantém 100% de sua equipe e clientes, continuando com Fernando Taralli como presidente e Victor Knijnik como vp de criação. Porém, passa mais próxima da Y&R, como uma espécie de braço digital da agência. “Quando nós lançamos a Energy ela já tinha uma vertente mais digital, mas também a função de abrigar contas conflitantes com a Y&R. Sua operação, porém, acabou crescendo muito para o lado digital e, com a vinda natural da VML para o Brasil, ninguém melhor que o Taralli e sua equipe para assumirem essa função de braço digital da Y&R, como acontece no mundo todo”, explicou Roberto Justus, ceo do Newcomm.
Com isso, o grupo comandado por Justus ganha uma nova empresa, inaugurando a New Energy – escritório que assume marcas da Procter & Gamble como Wella Koleston, Downy e Pantene, recém-conquistadas pela antiga Energy, e terá Walter Longo como presidente e Sylvia Panico, ex-vp sênior de atendimento da Y&R, como chief operating officer. “Com a chegada das contas da P&G surgiu a possibilidade de montar essa nova operação, que mantém aquele antigo perfil, além de reforçar a alternativa de atendimento a negócios conflitantes com a carteira da Y&R, por serem totalmente separadas. Ela começa com essas contas e vai crescer muito”, detalhou Justus, ressaltando que Longo permanece também como vp de estratégia e inovação do grupo Newcomm. A criação da agência será comandada por Sergio Fonseca, o “Magrão”, e Mariangela Silvani, ambos que compunham o time de diretores de criação da Y&R.
Com as novidades, o Newcomm passa a controlar cinco agências no Brasil. Além de Y&R, VML@Y&R e New Energy, estão sob sua batuta a Wunderman, especializada em CRM e interatividade; e a Ação, atuante na área de produção premedia. Para 2012, porém, uma nova operação pode ser lançada pela holding, possivelmente em alinhamento com outra empresa internacional. “Estamos, sim, olhando outras coisas, mas nada para este ano. É possível que, para o ano que vem, tenhamos alguma novidade. Estamos olhando alguns setores, como o de marketing esportivo, assim como uma associação nesse sentido com uma empresa internacional”, acrescentou Justus.
Outras fusões
Se no Newcomm o WPP ganhou uma agência, fora dele pode unir duas de suas operações no Brasil. Com a desistência da fusão entre Energy e Grey, essa segunda deve se unir com a 141 Soho Square, também pertencente à holding inglesa. A saída das contas da P&G da Grey rumo à New Energy é um dos indícios da união, evitando conflito com a Avon, uma das principais contas da 141. Entre outros estão o recente desligamento de Mauro Motoryn, até então ceo da 141, para montar a rede social Myfuncity; e a saída do diretor-executivo de criação Alexandre Scaff, da Grey, rumo à AlmapBBDO, onde passa a atuar como redator.
por Karan Novas