Nagumo vai liderar renovação do planejamentoNewton Nagumo, que atuava como diretor de estratégia da JWT para a Ford, é o novo vice-presidente de estratégia da Dentsu Brasil. O executivo chega à agência em um momento de reestruturação da área de planejamento, que ficou esvaziada após a saída de diversos profissionais no final de 2013. Nagumo substitui a até então VP de planejamento Ira Finkelstien, que se desligou da empresa nesta semana, conforme noticiou o propmark (leia mais aqui).

“A área inteira está sendo renovada. Newton e eu iremos remontar o planejamento da Dentsu para que ele possa, de fato, trazer insights para a criação e para elevarmos a qualidade do trabalho criativo da agência”, disse Mário D’Andrea, presidente e CCO da Dentsu. Os dois executivos já haviam trabalhado juntos na passagem de D’Andrea pela JWT. “O Newton faz parte de uma escola de planejamento que fundamenta a criação. Não acredito em tirar coelho da cartola, isso é velho”.

Nagumo também terá participação na área de operações da empresa, que passa por um reposicionamento no Brasil. Os objetivos são melhorar a percepção da marca Dentsu no país e a integração entre as áreas de planejamento e de criação. A visão dentro da companhia é que o escritório brasileiro ainda não carrega o DNA inovador de outras unidades do grupo japonês no mundo. “Do ponto de vista financeiro, a Dentsu está bem estabelecida. Nosso objetivo agora é transformar a agência numa empresa inovadora e moderna, como são os outros escritórios da rede”, afirmou D’Andrea.

As mudanças são sistêmicas. Além da troca de comando, também há alterações na planta da agência, para quebrar “muros invisíveis”. O foco é na integração de trabalhos e de expertise. Ferramentas de digital da Lov, também do grupo Dentsu, estão sendo integradas às da agência. “Estamos fazendo mudanças importantes e achegada de Nagumo me ajudará a guiar a agência. A missão é modernizar a empresa”.

Como VP de estratégia, o executivo passa a integrar o recém-formado comitê de operações da Dentsu, composto por Mauro Rabello (VP de negócios), Alessandro Visconde (VP de mídia) e Niki Tsuji (VP de relações institucionais).