Em 'Salve Jorge', delegada Helô usava NextelUm som bastante característico invade os corredores do hospital enquanto atores vestidos de branco circulam de um lado para o outro ou tomam um café. “A conexão é imediata”, afirma Alex Rocco, diretor de comunicação da Nextel, sobre o merchandising da empresa na novela das 21h da Rede Globo, “Amor à vida”. A trama de Walcyr Carrasco é a oitava exibida pela emissora a divulgar os serviços e aparelhos da companhia. “Viver a Vida”, de 2009, foi a primeira. Depois vieram “Passione” (2010), “Insensato Coração” (2011), “Guerra dos Sexos” (2012), “Avenida Brasil” (2012) e “Salve Jorge” (2013), entre outras.

 

“Não temos essa visão do merchandising como uma ação pontual. Para nós, essa inserção nas novelas funciona como uma plataforma independente. Temos um produto que se encaixa facilmente nas histórias e é rapidamente percebido pelo público. Há um reconhecimento forte por parte dos consumidores, que fazem um link imediato com as marcas em cena”, salienta o executivo. A iniciativa também vai divulgar o serviço de 3G. “Queremos destacar a qualidade de conexão. Nesse sentido, relacionar a marca com personagens que transitam por um hospital, gente que precisa de velocidade para se comunicar, faz todo o sentido”, declara Rocco.

Com posição consolidada junto ao público empresarial e corporativo, a empresa visa amplificação do mercado. “Impactamos uma audiência grande e bastante mista ao ‘atuar’ nas novelas. A necessidade de consumo trafega entre os dois ambientes, pessoal e profissional, portanto esta é uma ótima ferramenta para buscarmos cada vez mais aproximação com o consumidor”, diz. Encomendada pela empresa, uma pesquisa junto aos usuários de telefonia celular pós-pago de São Paulo que acompanham novelas apontou que mais de 60% se lembram de ter visto algum personagem usando produtos Nextel. O número chegou a 90% em algumas das tramas.

Novas histórias

No último dia 27, a Nextel estreou sua nova campanha estrelada por Fernanda Young e Fábio Assunção. A dupla, que já contou detalhes de suas vidas em antigos filmes, volta à cena para uma releitura das histórias. Desenvolvidos pela Loducca, os dois comerciais, intitulados “Convocação”, convidam os consumidores a contar sua biografia. A campanha está sendo exibida de segunda a sexta-feira, no intervalo da novela das 21h, em São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro.

 

“Os filmes com a Fernanda e o Fábio representam a primeira parte da campanha. A segunda parte, que envolve os clientes, vai originar outros sete filmes”, conta Rocco. No site da Nextel, os consumidores podem contar sua história por texto ou vídeo. As melhores serão exibidas em rede nacional, distribuídas até dezembro deste ano. Todas as informações são confidenciais e quem visita a página não tem acesso ao conteúdo enviado por outra pessoa. “Queremos descobrir biografias incríveis que estão por aí, histórias cotidianas de superação que vão sair do anonimato para inspirar um monte de gente”, diz Guga Ketzer, sócio e vice-presidente de criação da Loducca. Futuramente, a campanha terá um desdobramento digital em projeto da Sunset, mas os detalhes ainda estão sob sigilo.