O Ibope Repucom mapeou a atuação das celebridades na publicidade. Segundo o estudo Easy Celebridades, do Ibope Media, das duas mil marcas veiculadas no período pesquisado, 221 (11%) utilizaram celebridades, respondendo por 17% do total de investimento publicitário.
O levantamento, feito de janeiro a agosto deste ano, na Grande São Paulo, também listou quais foram as 15 celebridades nacionais que mais endossaram marcas na TV durante o período. O jogador Neymar e o apresentador Rodrigo Faro estão no topo da lista – cada um deles apareceu em propagandas de oito marcas diferentes. Em seguida, estão Ivete Sangalo (cinco marcas), Rodrigo Hilbert (cinco), Ronaldo (cinco), Gisele Bündchen (quatro), Maria Fernanda Cândido (três), Adriane Galisteu (três), Seu Jorge (duas), Zezé Di Camargo & Luciano (duas), Caio Castro (duas), Carlinhos Brown (uma), Alinne Moraes (uma), Fátima Bernardes (uma) e Tatá Werneck (uma). Porém, mesmo com apenas uma marca endossada, quem mais apareceu entre as top15 celebridades foi Carlinhos Brown, devido ao grande volume de inserções da campanha “Vem Pra Urna”, do Tribunal Superior Eleitoral.
Ainda de acordo com o estudo, as campanhas com esportistas corresponderam a 25% das veiculações do período analisado, sendo que 1/3 das marcas, ao escolherem uma celebridade, preferiu um esportista. “O Mundial de Futebol e as Eleições foram os grandes impulsionadores das inserções com celebridades, por isso, Neymar e Carlinhos Brown foram as celebridades com maior número de inserções veiculadas”, explica José Colagrossi, diretor-executivo do Ibope Repucom.
Por meio do Celebrity DBI, o estudo também avaliou que as 15 personalidades pesquisadas possuem awareness bem acima da média entre as celebridades brasileiras. Entre as top celebridades, a mais reconhecida pelo público é Fátima Bernardes, com nota 98.6, seguida por Ivete Sangalo (98.2) e Gisele Bündchen (98). Como comparação, a média nacional para o reconhecimento das personalidades é de 73,4%.