A Nielsen passa a medir a publicidade em plataformas móveis em mais seis países com a solução Digital Ad Ratings, padrão adotado pela indústria para a mensuração independente de campanhas digitais com métricas como GRP e TRP, comparáveis a campanhas de TV. Além dos EUA e do Canadá, a mensuração de campanhas nas plataformas móveis agora chega a Austrália, França, Alemanha, Itália, Reino Unido e Brasil. Os clientes brasileiros vão ter acesso às novas funcionalidades da pesquisa Nielsen Digital Ad Ratings a partir deste mês.
O objetivo é que agências e marcas globais tirem o máximo proveito de suas campanhas com uma visão “digital total” das audiências em computadores, smartphones e tablets. Segundo a Nielsen, isso oferecerá um panorama mais claro sobre como as plataformas online e mobile interagem juntas e separadamente, de uma maneira comparável à TV.
“Agora permitimos ao mercado ter acesso a métricas independentes da mais alta qualidade e diretamente comparáveis entre todos os dispositivos”, disse Megan Clarken, vice-presidente executiva da Liderança Global de Produtos Watch, Nielsen. “A mensuração da plataforma mobile pelo Digital Ad Ratings permite esse nível de comparabilidade a mais mercados, proporcionando um entendimento mais profundo da efetividade das campanhas.”
Por exemplo, uma análise das campanhas móveis nos EUA de julho de 2014 a março de 2015 descobriu que as campanhas móveis atingiam seu público pretendido 49% das vezes, em média. De forma semelhante, a porcentagem no alvo dos anúncios canadenses exibidos na plataforma mobile durante maio de 2015 foi quase a mesma que para computadores de mesa: 44% e 47%, respectivamente.
Com a inclusão da mensuração mobile ao serviço Digital Ad Ratings internacionalmente, a solução passa a mensurar todos os anúncios, incluindo vídeo e display, para as plataformas iOS e Android. A Nielsen continuará a implantar capacidades adicionais de medição mobile ao longo de 2016.