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A busca dos brasileiros por um estilo de vida mais saudável tem contribuído para o amadurecimento do segmento varejista esportivo, sobretudo, no digital. Não à toa, a internet se tornou uma das principais fontes para pesquisas de produtos e preços, além de reviews e conteúdos específicos. É o que revelou o estudo Mercado de Esportes 2019, produzido pelo Google Brasil, que mostra as tendências dos principais termos buscados e interesses dos consumidores, quais players têm desempenhado melhor na internet e possíveis oportunidades de negócios para marcas.

O estudo comprovou a força de marcas já estabelecidas, como Nike e Adidas, na preferência do público na hora das compras online, não à toa, buscas por Nike Air Jordan tiveram crescimento de 147% em 2019, enquanto por Adidas pure boost cresceceram 72%.

Mas se, por um lado, as grandes marcas internacionais têm espaço cativo, o recorte evidenciou oportunidades nas buscas da cauda longa por termos como maratona (+112%), tênis de corrida (+52%), NBA (+50%)e Super Bowl (+32%), por exemplo, que tiveram crescimento acima da média este ano.

Para Stephania Costa, líder de insights para o varejo do Google Brasil, essas buscas mostram oportunidades de produtos e itens que podem ser trabalhados na comunicação das marcas. “Nike e Adidas dominam as top buscas, mas na cauda longa, a gente vê uma pesquisa granular. O brasileiro já entende o que ele quer comprar e vai na unha pesquisar os produtos. As marcas do varejo poderiam aproveitar melhor essa cauda longa de termos. Geralmente, elas vão nas palavras que casam diretamente com sua marca, e não se apropriam de outras mais genéricas que têm crescido”, avalia.

As buscas por esportes de forma mais ampla têm se popularizado no Google. Em 2018, o crescimento foi de 16%, com corrida (30%), futebol (28%) e musculação/crossfit (16%) despontando como principais modalidades. Entre as marcas de tênis favoritas, destaque para Nike (42%), Adidas (29%), Mizuno (12%), Asics (7%) e Rebook (7%). O cenário é especialmente benéfico para as varejistas do segmento. A Netshoes tem a preferência de 52% dos compradores, seguida por Mercado Livre (17%) e Kanui (13%).

Novo olhar
Entre o público de 18 a 24 anos, as oportunidades de interação e consumo também são evidentes. Mais antenados quanto aos lançamentos das marcas, esses consumidores buscam mais conteúdo em vídeo. O estudo mostrou que 31% dos jovens recorrem ao YouTube para acompanhar lançamentos de marcas esportivas contra 21% da média geral. Na faixa etária, o futebol e o basquete dominam as preferências, com 61% e 76%, respectivamente, para homens; e 39% e 24%, para mulheres.

Mas muito além da prática esportiva em si, os dados mostram o interesse das pessoas pelo lifestyle do esporte, ainda que não pratiquem. “Nos últimos anos, o athleisure, que é a combinação do esporte com lazer e estilo de vida, tem crescido no Brasil. São roupas para uso casual, para passear, mas que também podem ser usadas na academia ou no shopping.

O mercado de esporte junto com o de moda foi uma das últimas categorias a se digitalizar, mas vimos um consumidor bastante maduro”, analisa Stephania, do Google.