A F/Nazca S&S, agência que desde 2005 atende a conta da Nike no Brasil, foi informada na tarde desta sexta-feira (31) sobre o fim do seu relacionamento com a marca de roupas, calçados e acessórios esportivos. A conta passa a ser atendida integralmente no Brasil pela Wieden+Kennedy São Paulo.
No último mês de maio, a Nike abriu um processo de concorrência, que seria para um “projeto de comunicação específico”, para o qual teriam sido convidadas a W+K e a F/Nazca. A F/Nazca teria optado por não aceitar o convite. A DM9DDB também foi convidada, porém declinou por conflito com a conta da marca Olympikus. Na época, fontes afirmaram que haveria uma possibilidade de a Nike trabalhar com mais de uma agência no Brasil e que a F/Nazca manteria parte da comunicação do anunciante.
No comunicado enviado à F/Nazca S&S, a Nike ressalta que “mudança de agências é normal no relacionamento de grandes marcas”. O anunciante informou ao propmark que a troca de agência da Nike no Brasil é resultado de um alinhamento global com a Wieden+Kennedy. “Significa uma sinergia e ao mesmo tempo não tem qualquer tipo de insatisfação com o trabalho da F/Nazca. Pelo contrário, a agência sempre foi uma ótima parceira, sendo que alguma das campanhas criadas por ela foram consideradas as mais criativas com sucesso no Brasil e no exterior”.
A verba de marketing da Nike no Brasil não é revelada, mas o anunciante vai aumentar significativamente seus investimentos no país para a Copa e as Olimpíadas. Globalmente, a marca investe cerca de US$ 1,7 bilhão em ações de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio.
Mundialmente famosa pelo slogan “Just do it!”, criado pela Wieden em 1988, a Nike é líder mundial na venda de artigos esportivos. Ela foi fundada em 1964 como Blue Ribbon Sports, em Oregon, nos Estados Unidos, e mudou sua marca para Nike, nome de uma deusa grega que representa a vitória, em 1978. Nos últimos anos, ela vem fazendo aquisições para aumentar market share e a mais significativa foi a compra da Umbro, em 2007.
Publicitariamente, a Nike é a principal conta da Wieden+Kennedy desde a fundação da agência, em 1982. Além da sede em Portland (Oregon) e da operação paulistana, a W+K tem escritórios em Londres, Nova York, Amsterdã, Xangai, Pequim, Tóquio e Nova Délhi.