A Nike disponibiliza a partir desta quarta-feira (6) em seu site no Brasil a plataforma Nuvem Air Max, projeto que usa realidade aumentada para que os consumidores possam desbloquear conteúdos inéditos de artistas do cenário do rap e da dança. Para ter acesso a experiência imersiva, basta ativar o QR Code no site da marca com o celular, e em seguida, apontar o aparelho para o céu. A ideia é capturar as nuvens, fazendo um paralelo com a nova linha de calçados.

O rapper Djonga antecipou o clipe da música “Eu não sei rezar” na Nuvem Air Max

A cada etapa da imersão, o usuário vai desbloqueado vídeos e músicas em primeira mão de artistas como Djonga, Mc Sofia e o grupo NGKS. O projeto assinado pela agência AKQA São Paulo segue a proposta de aliar inspiração, criatividade e tecnologia, o tripé que vem sendo trabalhado na linha Air Max.

Em 2019, por exemplo, a marca e a agência foram reconhecidos no Festival Internacional Cannes Lions e no Clio Awards com a campanha Graffiti Stores, que convidou artistas a personalizarem seus grafites nos muros de São Paulo com um modelo Air Max. Ao lado dos desenhos, um QR Code foi posicionado para que as pessoas pudessem comprar na mesma hora e ao ar livre o calçado ilustrado no muro.

“Acreditamos que experiências digitais conseguem ser mais democráticas e criam interações que estão, literalmente, na mão dos consumidores. Trazer histórias e conteúdos de jovens que reinventam a criatividade são uma forma de inspirar o coletivo e entreter as pessoas sem que elas precisem sair de casa”, diz Gustavo Viana, diretor de marketing da Nike do Brasil.

Imersão dentro de casa

Agora, em meio a pandemia da Covid-19 e a necessidade de ficar em casa, a Nike trouxe uma proposta em que basta as pessoas apontarem o celular para fora de suas janelas mirando o céu. A experiência também funciona se o aparelho for direcionado para qualquer imagem de nuvem no computador, por exemplo.

Mc Soffia e o grupo NGKS produziram conteúdo inédito para a plataforma

Ao desbloquear as nuvens do modelo Air Max 2090, por exemplo, os consumidores terão acesso a conteúdos inéditos do rapper mineiro Djonga. O calçado foi inspirado na música “Não Sei Rezar”, do disco “Histórias da Minha Área”. Na imersão, os fãs assistem em primeira mão o clupe da canção. Além do filme, Djonga também conta para os seus fãs o que tem inspirado o artista durante o período em casa.

Desbloqueando o modelo Air Max 90, inspirado na dança, a Nike traz a mistura do hip-hop com o funk, em um clipe exclusivo do hit “Quebra Tudo” dos reis do passinho NGKS, acompanhados da rapper Mc Soffia. Os usuários ainda terão acesso ao tutorial da coreografia da música ensinada pela própria Soffia, além da oportunidade de ter o seu passinho repostado no Instagram cantora.