No novo filme de Nike Football

 

A Nike escolheu novamente os meados de maio para apresentar seu novo grande comercial para Nike Football, que a cada dois anos tem lançado uma peça de destaque e um conceito renovado. Desta vez criado pela Wieden+Kennedy Londres, a peça de abrangência global tem de novo o ambiente online como plataforma de lançamento, chegando aos canais da marca nesta sexta-feira (18).

O trabalho segue linha semelhante à do sucesso “Write the future”, lançado em maio de 2010, momentos antes da Copa do Mundo da África do Sul, e elaborado pela W+K de Amsterdã – que garantiu o Grand Prix de Film do Cannes Lions 2011, além de Leão de ouro em Film Craft; e “Take it to the next level”, desenvolvido pela 72andSunny, dirigido pelo cineasta Guy Ritchie, lançado em maio de 2008 e com conceito traduzido no Brasil para “Rala que rola”.

Neymar ganha destaque no comercialNo novo filme, o palco do espetáculo é, mais uma vez, um estádio lotado. Nele, as seleções de França e Holanda – ambas patrocinadas pela marca – disputam uma partida e, no meio de um ataque do time laranja, um intruso de preto e branco intercepta um cruzamento ao cabecear com perigo contra o gol francês – chamando a atenção de ninguém menos que Pep Guardiola, ex-técnico do Barcelona, que assiste ao jogo na plateia. O episódio abre precedente para que uma dezena de outros “atletas” invadam o campo, passando a interagir com os selecionados.

O ritmo frenético que já se tornou característico dos filmes de Nike Football, desta vez embalado por “Chicken”, da banda inglesa The 80s Matchbox B-Line Disaster, continua nos vestiários do estádio e bastidores, onde os aspirantes a craques passam por estantes com chuteiras da marca, uma academia onde o português Cristiano Ronaldo faz exercícios e até por um “hall da fama”, com direito a quadro com a pintura de Ronaldo Fenômeno. O que segue é um misto de imagens do campo e do “backstage”, protagonizadas por craques como Sjneider, Van der Vart, Chicharito, M’Villa, Özil, Piqué, Iniesta e os brasileiros Pato e Neymar, um dos principais nomes do filme, dominando boa parte da peça ao vestir também o uniforme preto e branco e ir fazendo fila no enorme número de atletas anônimos espalhados pelo gramado.

Ao final, em uma bola espirrada no centro do campo, o francês Ribery corre de encontro à bola disputando-a com um desconhecido, até que ambos a dividem ferozmente. O resultado é a tela preta de suspense, estampando o mote da campanha: “My time is now” – ou “Minha hora é agora”, na adaptação para o português.

O comercial tem três minutos de duração, mas, assim como as edições anteriores, deve ganhar versões específicas para TV e cinema ao redor do mundo. A Nike Brasil, porém, será a única a exibir, pelo menos uma vez, a versão original na íntegra em televisão aberta. A veiculação está programada para a Rede Globo, logo após a partida final da Champions League, disputada entre Chelsea e Bayern de Munique.

A adaptação para a língua portuguesa, assim como para outros idiomas, foi feita pela própria W+K Londres, com pequenos acertos de termos e compra de mídia a cargo da F/Nazca S&S – atualmente detentora da conta, que está em concorrência local, tendo inclusive o escritório paulistano da W+K como um dos favoritos (leia mais aqui). Assista aqui ao novo comercial.