A música “Heroes” tem um significado especial para os alemães. A Nike sabe disso e utilizou a canção em seu mais novo comercial de “Just do It” no país.

A canção, inspirada em um casal de namorados no Muro de Berlim, é um convite para superar as divisões e derrubar barreiras. O músico, vale lembrar, gravou o clássico em alemão. Segundo a Adweek, é a única canção que Bowie registrou no idioma:

Pensando nisso, a Nike convocou atletas do país – como o jogador de futebol Mario Götze – para protagonizarem o filme “Helden” (“Heroes”), criado pela Wieden+Kennedy de Amsterdã.

Cabe ressaltar que uma das apresentações mais icônicas de Bowie aconteceu em 1987, na Berlim Ocidental. Algumas histórias relatam fãs do lado leste escondidos, tentando ouvir o concerto. O governo alemão homenageou Bowie após sua morte em 2016. Veja uma matéria que relata o episódio:

“Para a juventude de hoje, o esporte pode ter um significado maior do que simplesmente competir e vencer. É o poder de unir, inspirar e liderar a mudança em suas comunidades”, argumenta Sebastian Niemeyer, líder de marca e marketing da Nike na Alemanha. Confira: