As ações da Umbro subiram 27,5% ontem, em Londres, depois que a empresa admitiu ter recebido uma oferta de compra sem revelar nome de pretendentes. A proposta, segundo informações que circulam hoje nos jornais britânicos, foi feita pela americana Nike, em um valor equivalente a US$ 460 milhões.

Foi uma da maiores altas da Bolsa de Valores dos últimos tempos. Pela manhã, as ações da Umbro estavam em queda de 4% devido à derrota da Inglaterra para a Rússia, na última quarta-feira, nas rodadas de classificação para a Eurocopa 2008. Antes do resultado do jogo, a Umbro já havia divulgado uma revisão sobre as previsões do seu lucro para 2007 devido às fortes quedas nas vendas de réplicas de camisas da seleção inglesa da qual a marca é patrocinadora. Caso a negociação se confirme, a Nike fará um dos mais ambiciosos projetos de crescimento dos últimos tempos. Em 2003, ela pagou US$ 305 milhões pela marca Converse.

Com a Umbro, a Nike também se fortalecerá no futebol, patrocinando os principais times do campeonato inglês e a própria seleção inglesa, além de tornar-se marca líder para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.

Marcello Queiroz – de Londres