No mesmo dia em que o atleta Oscar Pistorius foi considerado suspeito por assassinar a namorada, a Nike, patrocinadora do corredor, retirou do ar uma peça publicitária em que o sul-africano é comparado a uma bala. “Eu sou a bala no cano”, diz o anúncio, mostrando Pistorius em movimento na largada de uma prova. A polêmica se dá justamente porque a modelo Reeva Steenkamp, namorada do atleta, foi morta a tiros. A peça ficava hospedada no site oficial do sul-africano.
Pistorius, apelidado de “Blade Runner” — em alusão às próteses de fibra de carbono que usa para correr —, fez história nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, ao se tornar o primeiro atleta amputado a disputar a competição. Ele ainda disputou as Paraolimpíadas e é considerado um dos maiores para-atletas de todos os tempos. Em comunicado, a Nike informou que não comentaria o caso por se tratar de um problema policial, mas enviou “suas sinceras condolências às famílias envolvidas neste trágico incidente”.