Comprada por US$ 587 milhões pela Nike em 2007, a Umbro agora foi vendida pela companhia americana para o grupo Iconix por US$ 225 milhões. A venda, que será concluída até o fim deste ano, faz parte dos planos do grupo de “focar em suas atuais marcas”, Nike, Jordan, Converse e Hurley, segundo nota oficial.
A companhia norte-americana já havia manifestado a intenção de vender a Umbro em 2012. “É uma decisão difícil, mas esta ação irá nos permitir focar nas oportunidades de maior potencial”, afirmou o ceo da Nike, Mark Parker. “A Umbro possui uma grande herança, mas nossa categoria evoluiu e hoje acreditamos que a Nike pode servir à demanda dos entusiastas de futebol tanto dentro quanto fora de campo”.
Como gestora global da Umbro, a Nike encerrou o patrocínio da marca à FA (Football Association) e consequentemente à seleção britânica de futebol, que passará a vestir o uniforme confeccionado pela marca americana pela primeira vez a partir de 2013. Outro atual patrocinado pela Umbro, o Manchester City também fará a mesma troca de fornecedor de material esportivo na próxima temporada.
Apesar disso, a Iconix acredita no potencial da recém-adquirida. “A Umbro é uma marca autêntica, global e com um grande número de fãs que estamos muito contentes em adicionar ao nosso portfólio”, afirmou Neil Cole, ceo da Iconix Brand Group, que com a compra ganha mais de 30 licenças em 100 países.