Para resolver um problema crescente na República Dominicana, o de pais que esquecem os seus filhos nos carros, a Ninho, em parceria com a McCann Santo Domingo, desenvolveu o projeto Umbilicar. O nome remete ao vínculo físico entre pais e filhos criado pelo dispositivo, e faz referência ao cordão umbilical e à palavra carro, em inglês. O dispositivo conecta os pequenos passageiros ao motorista.

Divulgação

Segundo a organização Kids And Cars, que promove a segurança infantil e registra estatísticas de acidentes envolvendo veículos, em média, 37 crianças morrem por ano após serem deixadas sozinhas no interior de automóveis.

A solução tem custo baixo para a marca, além de ser analógica para atender às necessidades regionais de um país como a República Dominicana, onde o acesso à internet no mobile é de apenas 15%.

“Há muitos aplicativos inteligentes que ajudam a prevenir esse tipo de negligência, mas devido à baixa penetração de smartphones e precário sinal de internet no país, pensamos que uma solução barata, de fácil uso e analógica seria mais efetiva”, explica Álvaro Noboa, CCO da McCann Santo Domingo.

Foi então que profissionais de design de produto, engenheiros e técnicos automotivos conseguiram chegar a um sistema que funciona como um segundo cinto de segurança para as crianças. Com o motorista preso ao passageiro no banco de trás, ele não consegue sair do carro sem soltar o acessório.

Na primeira fase, o Umbilicar foi entregue na saída de escolas infantis nas principais cidades no país e, devido ao sucesso do produto, passou a ser distribuído com as latas de leite da marca em supermercados.