Há pelo menos três semanas, a nova casa da N Ideias, na sede do Google Brasil, em São Paulo, está em clima de efervescência. A consultoria de Nizan Guanaes abre suas portas já com um projeto de peso: coordenar a comunicação da nova líder mundial em celulose, fruto da fusão entre a Fibria Celulose e Suzano Papel e Celulose, anunciada nesta sexta-feira (16).
Ficará sob responsabilidade do sócio-fundador do grupo ABC coordenar toda a comunicação do novo negócio, que inclui ações de PR, publicidade, marketing e endomarketing. O executivo terá apoio de núcleos internos dos clientes e de expertises plugadas à consultoria conforme cada necessidade do projeto.
O pontapé inicial da parceria foi o anúncio de PR da nova fusão entre Fibria e Suzano, feito nesta sexta-feira (16), além de uma campanha publicitária que circulará nos principais jornais do país a partir de segunda-feira (19). Na peça adiantada com exclusividade ao PROPMARK, a nova líder de celulose ressalta que a transação “é um sonho que não ficou no papel”. A peça também resgata valores fundamentais das companhias, alicerçados no respeito ao meio ambiente, inovação e integridade aplicada à prática.
Nizan já esteve à frente da comunicação de outras grandes transações, como o lançamento da marca Vivo, em 2003, e na compra do Ipiranga pela Braskem, Petrobras e Ultra, em 2007. Agora, com o projeto da Suzano e Fibria, o criativo vai continuar o trabalho de unir equipes e inteligências para um projeto de comunicação 360.
“Tenho a proposta de ser uma consultoria que lidera projetos complexos, negócios que exigem uma estratégia que vai muito além do que é feito na rotina. Não quero limitar a atuação apenas a publicidade, mas ampliar para toda e qualquer solução, desde o PR até eventos, treinamento de equipe interna, enfim, projetos genuinamente grandiosos”, ressalta Guanaes.
Sonho além do papel
Nesta quinta-feira (15), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) anunciou em comunicado a venda de sua participação na Fibria a Suzano Papel e Celulose. A operação formou a nova líder mundial no segmento, com 16% do mercado. Pelo acordo, a Suzano pagará R$ 8,5 bilhões pela participação do BNDES na Fibria.
Segundo informações do Estadão, a nova empresa terá capacidade de produção de cerca de 11 milhões de toneladas de celulose de mercado por ano, mais que o dobro da segunda maior do segmento, a International Paper.