Nizan Guanaes será o homenageado do 9º Encontro de Redação PublicitáriaA Alap (Associação Latino-Americana de Propaganda) promove no próximo dia 2, no Rio de Janeiro, o 9º Encontro de Redação Publicitária. O evento, idealizado pelo presidente da Alap, Jomar Pereira da Silva Roscoe – com apoio do Conselho Nacional de Propaganda, do CCRJ e da ESPM –, foi criado em 2006 unicamente para enaltecer a redação publicitária em suas diversas mídias, procurando valorizar os conteúdos das mensagens e a correta utilização da linguagem brasileira.

O primeiro encontro teve como principal palestrante o redator Carlos Pedrosa e homenageou o publicitário Mauro Salles com o já conhecido troféu Jeca Tatu, criado pelo vice-presidente da ESPM, Hiran Castello Branco, também para reconhecer e valorizar a linguagem publicitária. De lá para cá, o evento deixou a cidade histórica de Paraty, também no Estado do Rio de Janeiro, por motivos de logística; passou pela Academia Brasileira de Letras, na capital fluminense e, desde o ano passado, é realizado na Casa de Rui Barbosa.

Nesta edição, o troféu Jeca Tatu será entregue a Nizan Guanaes, chairman do Grupo ABC e um dos grandes redatores da história da publicidade brasileira. “Nizan é um megapublicitário que tem sua origem e carreira valorizadas a partir da magnífica qualidade dos seus textos”, justifica Roscoe.

Também estão na programação deste ano palestras do publicitário Lula Vieira, com o tema “Escrever é fácil. Difícil é pensar”; da consultora de comunicação Nádia Rebouças, com “O poder oculto das campanhas”; e do sócio-diretor da 11:21, José Guilherme Vereza, com “Criatividade. Modo de usar”.

“Vou falar com redatores sobre o poder que eles têm de falar com milhões de pessoas e de certa forma perguntar se pensam nelas quando criam. Mostrarei filmes que ilustram o quanto de preconceito e de valores equivocados divulgamos, que podem criar um Brasil que não queremos”, afirma Nádia. “Irei expor as dores e as delícias do processo criativo. O foco é a expressão pela palavra, ofício não só de redatores, mas de todo publicitário”, revela Vereza.

Em paralelo, será realizado o tradicional Concurso Universitário, cujo desafio é criar um texto publicitário para o aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro, de no máximo uma página, que motive os moradores do Rio a acolherem bem os turistas. É aberto a estudantes de comunicação em geral e as inscrições vão até o próximo dia 27 no site da Alap.