Aproveitando o Dia do Publicitário, comemorado em 1º de fevereiro, a TagZag lançou a campanha #MulheresnaFicha, um desafio para que o mercado reconheça talentos e lideranças femininas na publicidade.
Em seus canais oficiais, a agência realizou uma série de publicações sobre o projeto e afirmou que o movimento não se trata apenas de um manifesto, provocando o público a citar cinco nomes de mulheres que sejam referência na indústria sem recorrer ao Google.
A TagZag alerta também ao fato de que mulheres ainda ganham 30% menos do que homens na publicidade. De acordo com a plataforma More Grls, o avanço da igualdade de gênero no setor vem acontecendo em passos lentos – nos últimos três anos, a presença feminina nas áreas de criação cresceu apenas 5%, o que significa que, do total de profissionais criativos, somente 25% são mulheres.
“Chega de ser menos! Queremos 50/50”, protesta a agência. “Isso não é uma campanha, é remédio pra cegueira. Porque tem muito talento feminino no mercado, nos prêmios e até aí na cadeira do lado, debaixo dos seus olhos”, explica no vídeo abaixo.
As postagens da TagZag também destacam mulheres líderes de diversas empresas e agências, como Joanna Monteiro, CCO da FCB Brasil; Andrea Alvares, diretora de marketing, inovação e sustentabilidade da Natura; Jéssica Gomes, redatora da Lápis Raro; Debora Nitta, head de agências do Facebook; e Ellen Kiss, head de inovação e marketing em canais digitais do Itaú.
Nos Stories do Instagram, a agência disponibilizou um post para que seus seguidores indiquem três “super publicitárias” e descrevam o que elas fazem em suas rotinas.
A TagZag é atualmente uma das maiores agências do Nordeste e é formada por 50% de mulheres.
Questões sobre (des)igualdade de gênero na publicidade vêm sendo amplamente debatidas nos últimos anos, dando origem a coletivos e iniciativas como o próprio More Grls, citado acima e que pretende tornar-se o maior mapa de talentos femininos na publicidade, design e conteúdo em prol da valorização de quem já atua no mercado; e o Mad Woman, rede de publicitárias que compartilham experiências e criam campanhas contra situações de abuso na sociedade.