Hall e Sacchi: parceria com portal

Na semana de abertura da Copa do Mundo no Brasil, o iG, um dos maiores portais do país, anunciou uma parceria com o site Torcedores.com, de jornalismo esportivo colaborativo. O norte-americano Derek Hall, criador e CEO do Torcedores.com, disse que teve a ideia de abrir o site no mercado brasileiro porque enxergou que havia uma oportunidade para esse modelo colaborativo (que já é sucesso nos Estados Unidos) voltado ao conteúdo esportivo, por causa do Mundial da Fifa e das Olimpíadas no Brasil.

“Eu sou torcedor apaixonado desde pequeno por futebol, basquete e golfe. Eu tinha morado de 2005 a 2007 no Brasil e me apaixonei pelo povo, que também é apaixonado por futebol. Vi que aqui havia uma oportunidade para esse modelo de jornalismo colaborativo, como aconteceu nos Estados unidos, com o sucesso do Huffington Post, Bleacher Report e Forbes.com. E a Copa e as Olimpíadas fazem parte do motivo de estarmos lançando o site agora”, conta Hall.

Criado no final de 2013, o modelo do Torcedores.com é baseado no portal Bleacher Report, primeiro site de esportes de conteúdo colaborativo, que surgiu nos Estados Unidos e foi comprado em agosto de 2012 pela Time Warner por US$ 200 milhões. Com escritório em São Paulo, a equipe editorial do Torcedores.com recebe a informação enviada por usuários e se responsabiliza por filtrar o conteúdo e pela edição. A equipe própria do site também gera conteúdo. O Torcedores.com já conta com mais de 200 colaboradores que escrevem para o portal e uma audiência mensal de 500 mil visitantes únicos. A ideia é chegar a cinco milhões.

“Acreditamos que temos potencial para alcançar esse número”, diz Sergio Sacchi, cofundador do portal. O executivo conta que o negócio já começou a ser monetizado com publicidade e que a parceria de conteúdo com o iG, além de gerar mais audiência e visibilidade, também traz uma divisão de receitas comerciais. “A gente tem uma lista com 200 sites que queremos nos associar, maiores ou menores do que o iG, em outras regiões, Norte, Nordeste e Sul”, diz Sacchi.

A proposta do Torcedores.com é ter um conteúdo completo, diferente e ser “a voz do torcedor”, abordando todos os esportes, divisões e times do país. No espaço, há desde modalidades mais populares, como futebol e vôlei, a outras como surf, esportes olímpicos, esportes radicais, MMA, NBA. “Hoje em dia é difícil os sites terem uma equipe editorial própria porque o CPM (custo por mil impressões) está caindo. As redações não são tão grandes como eram. Os sites precisam de conteúdo, e como temos a base de colaboradores, a gente  consegue fazer uma cobertura muito maior, local, com conteúdo que a mídia tradicional não tem. A gente consegue entregar esse conteúdo para eles em troca de audiência e monetização”, explica Hall.

O Torcedores.com é nativo do mobile e traz funcionalidades inéditas como a possibilidade de compartilhar notícias via WhatsApp. “É um conteúdo diferente. O nosso modelo é disruptivo”, destaca Sacchi. Hall acrescenta que o segredo do negócio é a qualidade do conteúdo e diz também que, à medida que os colaboradores forem escrevendo mais matérias, há chances de eles se tornarem colaboradores pagos.