Em ano de aumento de inscrições no D&AD Awards – o Brasil registrou quase 20% a mais do que em 2020 -, a COO do festival, Dara Lynch, reforça a tese de que tempos de dificuldades como o que vivemos com a pandemia também oferecem a oportunidade para que novos campos do pensamento criativo evoluam. A executiva acredita que a pandemia foi o verdadeiro catalisador dos trabalhos e, por isso, este ano houve tantas campanhas de orientação social. “Um dos princípios básicos de design e criatividade é superar um problema, portanto, tempos difíceis apresentarão desafios criativos novos e inesperados”, afirmou ela. Nesta entrevista, Dara conclui o pensamento comentando sobre a participação brasileira no festival, considerado um dos mais rigorosos da indústria criativa. “O trabalho do Brasil foi particularmente fantástico este ano, com trabalhos e agências mais diversificados, contribuindo mais do que nunca”.
Inscrições
Fiquei excepcionalmente feliz em ver um número tão grande de inscrições enviadas para a premiação este ano. Após anos de experiência nas indústrias publicitária e criativa, sempre confiei na determinação que o nosso setor possui. O grande número de inscrições este ano provou o que eu já sabia – que a indústria criativa sempre está à altura do desafio, mesmo durante os momentos mais difíceis. O Brasil é o exemplo perfeito. Apesar da pandemia, suas inscrições aumentaram quase 20% em relação ao ano passado, e acima da média global. É uma resiliência como essa que torna nosso setor tão rico e duradouro.
Catalisador
Acho que a própria pandemia foi o verdadeiro catalisador para a quantidade de trabalho enviado. O coronavírus tem sido uma forma de equalizar e faz com que as pessoas considerem sua própria humanidade com um pouco mais de sensibilidade. É por isso que vimos tantas campanhas de orientação social este ano, desde abordagens sobre a violência doméstica, como ‘Blue Light’ (da AQKA SP para Casa Vivi e Casa Anastácia), até combate à desinformação, como ‘The Most Valuable News’ (da Africa para Folha de S.Paulo). Inscrever-se em prêmios também é uma expressão de confiança em equipes criativas. Muitos trabalhos fantásticos foram criados sob as circunstâncias mais desafiadoras, e as agências e estúdios querem reconhecer e celebrar o trabalho que suas equipes produziram.
Oportunidade
Um dos princípios básicos de design e criatividade é superar um problema, portanto, tempos difíceis apresentarão desafios criativos novos e inesperados. Tempos difíceis como a pandemia apresentam um desafio para um público mais amplo, pedindo a mais pessoas de mais origens e especialidades que abordam o problema de maneiras nunca vistas antes. Os tempos difíceis também oferecem a oportunidade para que novos campos do pensamento criativo evoluam. Este ano, em particular, os criativos realmente ultrapassaram os limites em categorias como jogos, realidades mistas e e-commerce, proporcionando-nos novas formas de narrativa criativa e inovação. Acho que um momento desafiador pode ajudar muito na expansão do cenário criativo e na exibição de criativos experientes e jovens que nosso setor está em constante transformação.
Criatividade
A criatividade sempre foi importante. Ela nos ajudou a enfrentar muitas tempestades, desde a recuperação após a Segunda Guerra Mundial até a reconstrução das economias após o colapso econômico de 2008. A pandemia é mais um momento da história em que o impacto do pensamento criativo pode realmente ser sentido. Todos os setores foram afetados pelo coronavírus e dependerão da inovação para se recuperar com sucesso, desde campanhas de publicidade inventivas até o design de produtos para o novo consumidor. Além de sua capacidade profissional, o trabalho criativo também é extremamente catártico, permitindo que as pessoas se desliguem das pressões da vida normal e mergulhem em uma forma criativa de pensar. É tão terapêutico quanto necessário para a mudança e o desenvolvimento da sociedade.
Inspiração
O D&AD sempre existiu para definir o barômetro da excelência criativa e estimular a indústria a tentar elevar esse nível um pouco mais a cada ano. No pós-pandemia, mais do que nunca, precisaremos de pensamento criativo que desafie o que vem por aí e alcance algo verdadeiramente inovador. O trabalho premiado será especialmente inspirador para os criativos emergentes que foram desproporcionalmente prejudicados pela pandemia. Muitos dos que deixaram a educação recentemente não conseguiram encontrar um trabalho adequado, pois os estúdios e agências em todo o mundo congelaram as contratações. Diante disso, o trabalho que desenvolvemos serve para inspirar jovens criativos a seguir em frente. Afinal, é a próxima geração de talentos criativos que detém a chave para o futuro, por isso esperamos que o trabalho premiado os influencie a continuar expandindo os limites da excelência criativa.
Brasil
A cada ano, a qualidade e a mistura do trabalho inscrito nos prêmios são tão diversas que o barômetro da criatividade está constantemente sendo elevado. 2021 não é diferente. O trabalho do Brasil foi particularmente fantástico este ano, com trabalhos e agências mais diversificados, contribuindo mais do que nunca. Além de o país ser o quarto mais premiado neste ano, a agência brasileira Africa ficou em terceiro lugar no ranking geral. Os participantes deste ano abordaram questões importantes em escala nacional e global. ‘Blue Light’ ganhou um Yellow Pencil por aumentar a conscientização sobre a violência doméstica por meio da reinterpretação de retratos clássicos brasileiros. Outro vencedor do Yellow Pencil, ‘One Story Away’ (da AKQA SP), celebra o poder e a beleza da narrativa para a Netflix. A AlmapBBDO também ganhou o Collaborative Pencil pela continuidade da parceria com a Alpargatas para Havaianas, estabelecendo seu time como um poderoso colaborador dentro do setor. Os vencedores de 2021 resumem a voz poderosa que o Brasil tem no cenário criativo global e reforçam a capacidade de seu trabalho criativo para gerar conversas valiosas.