No futebol, irremediavelmente, a vida é um eterno Fla-Flu em que a rivalidade é um elemento praticamente mandatório – para o bem ou para o mal. E não poderia ser diferente quando entra em campo um dos mais conhecidos narradores esportivos do Brasil. Nesta segunda-feira (16), Galvão Bueno abriu seu perfil oficial no Twitter e em pouco mais de 24 horas já tem dividido a internet entre fãs e corneteiros de plantão.

A conta do narrador da TV Globo já soma quase 100 mil inscritos, entre eles, seguidores ilustres, como Pelé e Ronaldo Fenômeno, que fizeram questão de lhe dar as boas vindas. No melhor estilo “gente como a gente”, Galvão tem postado bastidores de suas férias em São Petesburgo e feito comentários sobre sua vida pessoal – admitiu, por exemplo, que sua esposa já estava reclamando do tempo dedicado a rede social.

Famoso pelos sentimentos evidenciados em campo, sobretudo, em jogos do Brasil – o que lhe rende até algumas críticas por ser mais torcedor do que narrador – Galvão segue a mesma cartilha já conhecida pela audiência. Para inaugurar sua timeline, escolheu um dos assuntos do momento: a declaração feita ao vivo por Walter Casagrande durante a final da Copa do Mundo, no último domingo (15).

Reprodução

Casão compartilhou em rede nacional que estava feliz por ter cumprido o propósito de sair de São Paulo rumo à Rússia sóbrio e retornar também livre do álcool. O comentarista esportivo não esconde seu problema de alcoolismo e tem usado a internet para desabafar e comemorar suas vitórias nessa questão. O vídeo em que Galvão conversa com Casagrande sobre o assunto tem 25 mil curtidas e quase seis mil compartilhamentos.

O ex-árbitro e comentarista Arnaldo César Coelho também recebeu homenagens e agradecimentos do narrador. Não são raros os desentendimentos e discordâncias entre a dupla, mas nada incomum em um relacionamento de 30 anos, pontuou Galvão. O vídeo traz quase uma declaração de amor de Bueno, que disse não saber mais trabalhar sem o colega. Arnaldo anunciou ter sido sua última participação em torneios de Copa do Mundo.

João Miguel Júnior/ Divulgação

Mas o que mais tem chamado atenção até o momento é a forma com que o narrador tem conduzido o relacionamento com os usuários na rede social. Bem humorado e acessível, Galvão tem se dedicado a responder os fãs e até mesmo encerrar polêmicas. Em um dos comentários, um rapaz sugeriu que Galvão pendurasse as chuteiras e desse espaço a Cleber Machado ou Luís Roberto no mundial de 2022. Não demorou para que um defensor pedisse que o colega simplesmente trocasse de canal. Tentando apaziguar os ânimos, já que a discussão já havia descambado para xingamentos, Galvão respondeu: “Ih gente , não precisa brigar não. Cada um tem sua opinião e tá tudo bem!”.

Ainda sem bater o martelo quanto a participação no Catar em 2022, Galvão pode encontrar um bom nicho ao apostar nas redes sociais. Vale lembrar que a TV Globo liberou recentemente as estrelas de seu departamento esportivo para campanhas publicitárias e demais modelos ligados às marcas. Nesse sentido, a audiência conquistada na internet pode ser um atrativo relevante para anunciantes.

Com apenas seis postagens até o momento, o balanço dos primeiros passos do narrador da TV Globo na rede social é positivo. Depois de tantos perfis não oficiais com paródias a seu respeito, inúmeros memes e gozações, Galvão mostra que o melhor é rir de se mesmo e encarar de frente as críticas e elogios. Resta saber se passado o namoro com o Twitter, ele se tornará uma figura querida na plataforma, algo que já é feito com sucesso pelo padre Fabio de Melo, por exemplo, ou se acabará sucubindo aos haters.