Conexão com universo vintage é a essência de pesquisa realizada pela plataforma Guia dos Melhores atestando que 83% compram produtos

A onda retrô está em alta. A marca KitKat, da Nestlé, por exemplo, está promovendo moda sustentável e economia circular por meio de parceria com os brechós B.Luxo, da estilista Paula Rondon, e Fugaz Vintage, de Igor Palmerime e Ana Luiza Mendonça. A Amazon tem portfólio de artigos modernos, mas com design vintage, como toca-discos, para atender demanda pela nostalgia dos bolachões de vinil. Brastemp tem coleção de frigobars com toque vintage. Amassar um sanduba de pernil no Estadão ou um bauru no Ponto Chic faz parte dessa conexão em São Paulo, assim como um rolê na Praça Benedito Calixto, que exibe relógios, roupas, móveis, máquinas de escrever etc., um parquinho produtivo para arquitetos e apreciadores. No audiovisual, refilmagens de “Barbie” e “Top Gun” acenam com o molde.

A tendência tem respaldo de pesquisa realizada pela Guia dos Melhores, plataforma de avaliação de produtos online, que buscou opinião de 500 brasileiros de todas as idades e regiões do país. “Apostar nesse sentimento de nostalgia é, hoje, uma tendência de mercado que vem ganhando muitos consumidores. A moda busca trazer de volta produtos que carregam lembranças da infância e da adolescência de muitas gerações, fazendo uma conexão emocional com momentos bons vividos no passado, que, por isso, têm sido cada vez mais relembrados no presente”, esclarece o comunicado encaminhado pelo Guia dos Melhores, de Eduardo Scherer, que também menciona a publicidade na sua análise.

“Temos como principal foco a relação dos consumidores com os produtos, e sabemos da importância da publicidade para que uma empresa seja bem-sucedida. Quando testamos um produto para colocarmos suas informações no nosso site, muitas vezes, sabemos de antemão o alcance que esse item terá de acordo com o investimento em propaganda e marketing feito pela marca. Falando mais especificamente da tendência da nostalgia, podemos perceber a força que a publicidade, aliada com o sentimento de saudosismo de toda uma geração, tem na atuação do mercado. No audiovisual, vemos filmes batendo recordes de bilheteria; no segmento da moda, roupas e acessórios que acompanham a tendência voltaram a fazer parte do dia a dia dos consumidores. Dentro da nossa especialidade, que são os eletrônicos, percebemos um aumento nas buscas por produtos nostálgicos que remetem aos anos 1980, 1990 e 2000, entre eles câmeras digitais, analógicas e os próprios discmans. Todo esse universo está movimentando o mercado de uma forma impressionante. É um sinal para que as marcas estejam atentas às tendências para criarem campanhas e produtos de sucesso”, ele pondera.

O estudo do Guia dos Melhores aponta que os itens destacados pelos entrevistados foram o videocassete, com 57% das respostas, e, na sequência, as TVs de tubo, lembrados por 43% dos respondentes.

(Crédito: Travis Yewell na Unsplash)

Leia a íntegra da matéria na edição impressa de 25 de setembro