O ano de 2021 foi de escalada no Brasil para a foodtech especializada em alimentos à base de plantas NotCo. Uma das estratégias de Simone Murata, global marketing director da marca, foi direcionar 100% dos grandes investimentos da área em dados. “Não existe mais espaço para ‘achismos’. Hoje temos capacidade de entender – em real time – consumers needs e tendências, mas esta máquina não pode parar um segundo, já que comunicação e inovação deixaram de ser ferramentas apenas de inspiração e se transformaram em um documento de negócios, para testes e experiências, que pautam a discussão e também KPIs claros de quais resultados queremos alcançar”.
Ela explica que o coração da NotCo é o Giuseppe, inteligência artificial que trabalha com um banco de dados de plantas e um time de machine learning para trazer combinações moleculares que garantem a entrega do produto final parecidíssimo com categoriais feita com base animal, isto é, tudo na marca começa com ciência e dados.
“Nossos parceiros também são fontes fundamentais para complementar todo o entendimento do consumidor, por exemplo, se você tem acesso a dados de plataformas como o Rappi, é possível presumir toda a cesta de compra do shopper e com isso extrapolar ações com estes insights para o canal físico. Este estudo para a NotCo deu clareza de que os maiores consumidores de produtos plant-based não são veganos ou vegetarianos, mas são pessoas preocupadas com o planeta e a saúde, ou mesmo que querem variar a sua dieta buscando uma alimentação saborosa”, pontua.
Sobre o fim dos cookies, ela indaga: “Não é interessante pensar que hoje a mídia e o rastreamento de um usuário (até virar um cliente) é feita com referência no passado? Como a NotCo é uma empresa que trabalha o contexto e as tendências como sua principal plataforma de comunicação, estamos preparados, já implementando e testando continuamente novas formas de construir e manter a confiança dos clientes com informações relevantes e baseadas no presente interesse, não só no volume de dados transacionado anteriormente”.
A executiva informa que o ano teve receita crescente, aceleração de toda estratégia digital e a startup mais que dobrou o brand awareness. Além disso, globalmente, a empresa virou Unicórnio na série D, avaliada em U$ 1,5 bi. “Um marco excepcional para quem só tem quatro anos. Ainda teremos muitas coisas para acontecer até dezembro…”.
Para a marca, a consolidação no país está ancorada na ansiedade e esperança de um consumidor que deseja mudanças. “Ser uma alternativa aos que optam por uma alimentação deliciosa, porém baseada em plantas, com uma marca orientada a valores atuais que oferece um retorno real da sua promessa. 2022 é, certamente, um cenário positivo”. “A diminuição da intensidade da pandemia certamente trará novos insights”.
A empresa considera que o ano de 2022 é de grande expansão, com planos de entrar em novos canais, áreas geográficas, com um portfólio de inovação, campanhas de construção de posicionamento de marca e brand awareness. “A NotCo cresce consistentemente desde a sua chegada no país e vemos que em 2022 não será diferente, a empresa nasceu com propósito forte de reinventar a indústria de alimentos, contribuindo para a sustentabilidade do planeta, e está claro que o consumidor cada vez mais quer fazer escolhas conscientes”.
Simone explica que a estratégia é dar continuidade à combinação AI+humano para trazer ao portfólio mais opções plant-based dentro do contexto deste novo consumidor. “Além disso, trabalhamos com um segmento novo, plant based no Brasil é uma categoria em desenvolvimento. Estamos aprendendo junto com os consumidores e esta jornada precisa ser compartilhada e adaptada a todo o momento”, diz ela.
Segundo ela, flexibilidade, agilidade e adaptabilidade viraram skills fundamentais dentro de uma área de marketing. “O consumidor muda seus hábitos de compra todos os dias em conjunto com as tecnologias disponibilizadas para ele, por isso, o mais importante é ter um time bastante atento para prever estas modificações”, reforça a global marketing director da NotCo.
Simone também considera que um ponto fundamental para uma liderança de marketing é ter uma rede de apoio, ter confiança em parcerias não só para resolver problemas, mas também para avançar em questões complexas. “Hoje não existe mais uma verdade absoluta, existe a troca de pensamentos, de construção conjunta, sendo chave para chegarmos perto de um plano mais redondo. Na Makers eu aprendo ouvindo experiências de outros integrantes, trocando cases, mas também recorro a eles quando preciso de um auxílio”, destaca a executiva.