O executivo João Branco, diretor de marketing da rede de restaurantes McDonald’s, foi empossado na semana passada para um mandato de dois anos na presidência da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes). Ele já ocupava a posição desde agosto de 2017, quando foi eleito para substituir Juliana Nunes, que renunciou ao mandato. Ele quer avançar o posisionamento estratégico da entidade: “Mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade”. Segundo Branco, a entidade reúne o que chama de seleção brasileira do marketing nos seus quadros.
Em sua opinião, os profissionais da atividade têm uma equação sistemática nas suas mãos: oferecer o melhor preço dos produtos que estão sob sua responsabilidade e também trabalhar o desenvolvimento das estratégias mercadológicas pelo melhor preço possível.
“Essa intenção não significa uma busca por preços baixos, mas adequados. Primeiro buscamos a qualidade, tanto do produto como dos serviços de marketing”, ele enfatizou. Sandra Martinelli é a presidente-executiva da instituição que representa os interesses do mercado anunciante. A gestão, que vai até 2020, tem como copresidentes do Conselho Superior João Campos, presidente da PepsiCo Alimentos, e Sergio Pompílio, vice-presidente jurídico da Johnson & Johnson.
“Somos um hub natural para as discussões dos grandes temas estratégicos do marketing em torno de aspectos éticos, sociais, econômicos e técnicos”, disse Branco. “O momento reflete o compromisso assumido com nossos associados, através do diálogo transparente, renovação permanente das práticas do marketing”, acrescentou Sandra Martinelli.
O palco escolhido para a posse de Branco foi a ESPM Tech, em São Paulo, parceira da ABA em projetos acadêmicos. O evento foi prestigiado por profissionais como Gilberto Leifert, presidente do Conar; Renato Pereira, diretor de relações com o mercado da Rede Globo; Orlando Marques, chairman do Kantar Ibope Media; e Paulo Sant’Anna, da mcgarrybowen e presidente do Grupo de Mídia de São Paulo.
Leia mais
João Branco é empossado como novo presidente da ABA
João Branco é eleito presidente da diretoria nacional da ABA