A valorização do marketing é a bandeira do primeiro ano da gestão de João Campos à frente da presidência da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes). Nesta segunda-feira (4), o executivo, que também é vice-presidente da Unilever, reuniu a imprensa para um balanço. No período, a instituição passou por uma série de reestruturações, que vão desde a inauguração da nova sede à instalação do Grupo de Líderes, passando pela discussão do papel do marketing nas empresas.
De acordo com João Campos, a ABA começou a trilhar um novo caminho e fixou o conceito “Marketing e comunicação para transformar”. Esse mote, diz Campos, começou a se materializar com a nova sede da entidade e já busca eco no mercado com o lançamento do novo posicionamento, que coloca a ABA como referência em comunicação e marketing.
“O marketing precisa ganhar mais relevância nas organizações e, para isso, não há outra saída: deve agregar mais valor ao negócio de cada marca, considerando todas as suas dimensões”, diz o executivo. “A necessidade de criar condições para que o marketing amplie sua participação na gestão de negócios das organizações tem colocado a ABA diante de um desafio diário: reforçar sua atuação como agente de transformação”, complementa.
Além do marketing, outra iniciativa da gestão João Campos foi a instalação do Grupo de Líderes, um fórum criado para debates sobre a construção e reputação das organizações anunciantes. O grupo é presidido por Guilherme Loureiro, do Walmart, e também tem nomes como Juan Carlos Marroquin (Nestlé), Alberto Carvalho (P&G), Claudia Sender (TAM) e Gino di Domenico (Brasil Kirin).
“Fico feliz por termos conseguido construir com este grupo de profissionais uma agenda de trabalho para este ano, focada em temas de interesse da comunidade do marketing, entre os quais estão a produtividade do investimento em comunicação e marketing e como vamos alavancar a integração de marketing como ferramenta estratégica de negócios e reputação”, afirma Campos.
Contratações
Em setembro do ano passada, a ABA anunciou a contratação de Sandra Martinelli para ocupar o cargo de vice-presidente executiva. Sandra liderou a comunicação e o marketing em empresas como Santander, Unibanco e Ogilvy. “Os processos de comunicação nunca foram tão dinâmico, estamos vivendo um momento de mudanças que puxam para a pauta temas como a busca pela eficiência”, afirma Sandra.
Além dela, a instituição também contratou Marcio Nery, que é o novo diretor financeiro da ABA. Ele tem o papel de melhorar e profissionalizar a engenharia financeira da entidade.