Divulgação

Em um esforço conjunto do IVC (Instituto Verificador de Comunicação), Ipsos e Comscore, começa a funcionar no mercado brasileiro um novo medidor da audiência multiplataforma dos jornais. Batizada de Métrica Única de Audiência, a nova ferramenta de medição foi desenvolvida pelas três empresas a pedido da ANJ (Associação Nacional de Jornais). A divulgação será iniciada na segunda semana de outubro, apenas para assinantes do serviço.

O objetivo da nova métrica é mostrar o real tamanho do consumo multiplataforma dos jornais, corroborando com a afirmação de “que nunca se leu tanto jornal”, mote da atual campanha da ANJ. A expectativa é reforçar que o jornal não é mais uma mídia impressa e que é uma marca de mídia acessada em diversas plataformas.

Para chegar à nova metodologia, as informações do Comscore sobre o ambiente digital foram unidas à base de dados do Estudo Geral de Meios (EGM) da Ipsos, que abrange nove regiões metropolitanas, e depois os números foram projetados para todo o Brasil a partir dos dados do IVC.

*Com informações do Valor