Janga é o nome da nova produtora de som dos sócios Tatiana Nascimento e Antonio Pinto, que chega ao mercado com a bandeira da equidade racial na produção de trilhas sonoras para publicidade e entretenimento.
A ideia é trabalhar em paralelo com a Supersonica, produtora que tem à frente Antonio Pinto e na qual Tatiana é diretora comercial e de desenvolvimento de negócios, para abrir espaço para produtores negros de fora do circuito de produção tradicional, buscando profissionais que não têm o mesmo acesso às grandes agências e clientes.
Com um coletivo formado por 100% dos produtores musicais pretos, a Janga inicia as atividades com os profissionais Dessa Ferreira, JoeBlack, Vinex e Tiago Trindade.
“Queremos criar oportunidades no mercado de trabalho audiovisual com ações efetivas que impulsionem a transformação desse quadro de desigualdades”, diz Tati Nascimento, sócia da produtora.
De acordo com estudo realizado pelo Instituto Locomotiva, no Brasil, mesmo com 112 milhões de pessoas negras, sendo o 11º país em população negra no mundo e o 17º em consumo negro, três em cada quatro brasileiros negros não se sentem representados em peças publicitárias.
A identidade visual da Janga foi desenvolvida pela Agência Gana por meio das mãos da designer Letícia Oliveira, sob a direção de criação de Ary Nogueira.