Os jovens Pedro Sperandio Chamme e Rodrigo Augusto Sganzerla foram os vencedores da edição 2013 do Leão Verde Social, iniciativa idealizada pela Nova/sb para recrutar ideias de projetos de comunicação, com alto impacto e baixo custo, capazes de melhorar a vida nas grandes cidades. A dupla, que ganhou uma viagem para participar do Cannes Lions 2013, é autora da ideia “Wi-Fi Centenárias”, que disponibiliza sinal wi-fi em árvores centenárias com o objetivo de reconectar a população à vegetação nativa das cidades. O uso da internet não será pago com dinheiro, mas com atitude. Para tanto, criaram um projeto que por meio das redes sociais as árvores podem ser adotadas e conforme o engajamento outras árvores receberão internet gratuita.
Os vencedores foram selecionados por um júri especializado formado pelos jornalistas Gilberto Dimenstein e Leão Serva, pelo arquiteto Ricardo Ohtake e pelos publicitários Edu Lima, Georgia Guerra-Peixe, Ira Finkelstein, Paula Rizzo, Ricardo Furriel e Sérgio Silva. A votação foi feita a partir de uma lista preliminar de 13 projetos, que foram selecionados entre 300 inscrições de todo o Brasil. Poderiam participar profissionais de comunicação e estudantes, sendo que os temas abordados deveriam estar ligados a questões ambientais que cercam os grandes centros urbanos, como lixo, trânsito, poluição, saúde, alimentação, educação, convivência, cultura, qualidade de vida e segurança.
“Depois destas etapas do prêmio, agora o nosso objetivo é que estes projetos sejam colocados em prática. Vamos apresentar as ideias finalistas para empresários, representantes de ONGs, cidades e governos como forma de incentiva-los a adota-las. As empresas ou entidades que comprarem determinada ideia premiarão o autor com R$ 5 mil e terão o direito de implementar a ação”, explica Bob Vieira da Costa, sócio-diretor da Nova/sb.