Nove agências fecharam o primeiro trimestre de 2013 com mais de meio bilhão em investimento em mídia, indica o ranking do Ibope que mensurou os dados do período. A Y&R mantém a liderança histórica da lista, que dura 11 anos, tendo faturado R$ 1,63 bilhão nos primeiros três meses do ano. Em segundo aparece a Ogilvy, com R$ 865 milhões, à frente da Borghi/Lowe, terceira colocada com R$ 788 milhões. Aparecem ainda, no top 10, WMcCann (R$ 673 milhões), AlmapBBDO (R$ 671,7 mi), DM9DDB (R$ 551,6 mi), Leo Burnett Tailor Made (R$ 547,1 mi), Havas Worldwide (R$ 531 mi), Neogama/BBH (R$ 509 mi) e Giovanni+Draftfcb (R$ 487,3).
Entre as principais mudanças de posições em relação ao ranking de 2012 está a saída da JWT, que terminou o ano passado na sexta posição e atualmente figura na 14º, com faturamento de R$ 413 milhões. Outras que deixaram o grupo das dez agências de maior faturamento durante o primeiro trimestre de 2013 são Africa (da 9ª posição para a 13ª, com R$ 456,2) e PPR – grupo formado por NBS, Quê e Prole (da 10ª para a 15ª, com R$ 341 mi). Em seus lugares entraram Neogama, que figurava no ano passado em 13ª; Leo Burnett, que fechou 2012 em 14ª; e Havas, antes em 15ª.
Dentro do grupo, a Ogilvy assumiu o segundo posto, passando a AlmapBBDO – que fechou o trimestre em 5º. Outras que ganharam posições foram Borghi/Lowe, que subiu da 5ª para a 3ª; e a DM9DDB, da 8ª para a 6ª. A Giovanni desceu três colocações, mas se manteve no top 10: da 7ª para a 10ª.
O ranking do Ibope considera as 50 agências que gerenciaram os maiores investimentos em mídia no período em questão. A lista tem cinco novas agências, se comparada à do fim do ano passado. Entraram E-Mídia (35ª), Agnelo Pacheco (39ª), Link/Bagg (45ª), M&C Saatchi F&Q (48ª) e Advance Comunicação (49ª). Elas entraram em nos lugares de Giacometti, Mindson, Pro Brasil, Café e Heads.
O levantamento do Ibope tem como base a tabela dos veículos, não considerando os possíveis descontos oferecidos por cada um deles. De abrangência nacional, ele envolve 41 mercados e nove meios: TV, revista, jornal, rádio, outdoor, TV por assinatura, cinema, internet e mobiliário urbano; além de merchandising.
Confira o ranking com as 50 maiores:
![]()