Nove projetos foram selecionados pela organização do Cannes Lions, em parceria com a Fundação Bill & Melinda Gates, para o segundo Grand Challenges Explorations Initiative. Cada um deles terá como desafio desenvolver abordagens inovadoras para mudar a discussão global sobre soluções que ajudem a resolver um problema global.
Cada um dos idealizadores receberá até US$ 100 mil para trabalhar na ideia de comunicação e contará com o aconselhamento do Cannes Chimera, grupo de profissionais composto por representantes dos vencedores do Cannes Lions Grand Prix de 2012. O Cannes Chimera atuará em parceria com cada bolsista e proporcionará aconselhamento à medida que desenvolvem suas ideias. Os vencedores terão, então, a oportunidade de pleitear um fundo adicional de $ 1 milhão da Fundação Bill & Melinda Gates para executar seus projetos.
O desafio de criação “Aid is working. Tell the world” exige ideias criativas de comunicação que podem ajudar a mudar a conversação global sobre o impacto dos investimentos em ajuda externa. Respondendo a um breve questionário para ideias em quatro categorias específicas de submissão: Mobile, Data, Young Audiences e The Progress of Development, os nove novos projetos foram selecionados entre os trabalhos enviados de todo o mundo.
Os projetos escolhidos foram: BeHere-BeThere Project da Serviceplan, Hamburg (Alemanha); Cause Generation: a Platform to Define a Generation´s Cause da OgilvyEarth, São Francisco (EUA); Hactivating Development Aid da Coxswain Social Investment Plus, Tunis (Tunísia); HMKD da Leo Burnett, Chicago (EUA); House Parties: Experiential Marketing for Global Aid da Plan International, Washington (EUA); Global 360 da Media Trust, Londres (Reino Unido); Mobile-izing the United Voices of Aid Recipients da Environics Trust, Ghaziabad (Índia); Radio8 da Digital Kitchen, Seattle (EUA); e Smart Cities: An Interactive Multi-Media and Mapping Platform da Spatial Collective, Nairobi (Quênia).
“Mais uma vez estamos vendo algumas ideias verdadeiramente inspiradoras e criativas que estão sendo trazidas para o bem do mundo. Estou particularmente orgulhoso de ver que a indústria global de comunicações está à altura do desafio e cada vez mais se envolve com esta iniciativa única e fantástica. Tendo tido o privilégio de ver o primeiro Cannes Chimera em ação durante o seminário de orientação em Seattle no ano passado, eu não tenho nenhuma dúvida de que quando estes nove bolsistas se reunirem em Seattle em outubro, eles serão surpreendidos pela experiência de trabalhar em primeira mão com os profissionais de comunicação e criação mais qualificados e inspirados na indústria”, declarou Philip Thomas, CEO do Cannes Lions.